window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, julho 31, 2014

Produtor estremocense Luís Louro indignado com uso do nome da sua adega em processo de crimes financeiros

Através de um comunicado enviado às redacções, a Adega do Monte Branco manifestou a sua indignação face à escolha do nome da investigação levada a cabo pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

Noticiando os desenvolvimentos de uma das maiores investigações a lavagens de dinheiro e burlas ocorridas em Portugal, o denominado processo “Monte Branco” tem feito as manchetes dos jornais e as aberturas dos principais espaços informativos televisivos.
A escolha do nome “Monte Branco” para um processo tão polémico preocupa o produtor vitivinícola de Estremoz pois, de acordo com o mesmo, o nome pode colocar em causa as trocas comerciais colocando em risco o seu bom nome e do seu produto, lê-se no documento.
Houve insensibilidade na escolha do nome que designa esta operação tão delicada. Ler em jornais e nos vários meios de comunicação social que a operação Monte Branco fez branqueamento de milhões de euros, pode confundir os consumidores e os nossos parceiros. Reservamos o direito a reagir a este tipo de situações e deverá no futuro haver mais cuidado para que estes títulos não arrastem nenhuma instituição credível para situações que possam gerar confusão quer no mercado nacional quer no internacional”, escreveu Luís Louro, proprietário da Adega do Monte Branco, no documento a que o “Estremoz Soeiro” teve acesso.

A empresa, que produz vinhos desde 2004 com as marcas “Monte Branco” e “Alento”, acrescenta ainda que é orientada pelos princípios legais das entidades que regulam a actividade vitivinícola e empresarial, sendo portanto cumpridora das suas obrigações fiscais.

Texto: Pedro Soeiro c/ Anabela de Sousa Dantas (Notícias ao Minuto) | Imagem: DR

Corrida Mista em Monforte a 17 de Agosto

Integrada nas tradicionais Festas em Honra da Nossa Senhora do Parto, realiza-se no próximo dia 17 de Agosto, a partir das 18 horas, em Monforte, na Praça de Touros João Moura Pai, uma corrida de toiros mista.

Em praça estarão os cavaleiros João Moura, João Moura Caetano e Marcos Bastinhas, que lidarão um curro de seis touros da Ganadaria Lopes Branco. João Augusto Moura actuará a pé, lidando um touro da Ganadaria de Torre de Onofre.
Num acto de coragem, valentia, bravura e determinação, pegam em solitário, os Amadores de Monforte, capitaneados por Ricardo Carrilho.

Texto: Pedro Soeiro | Cartaz: DR

domingo, julho 27, 2014

Anselmo Ralph esteve em Estremoz na noite do passado Sábado

O popular cantor angolano Anselmo Ralph actuou no passado Sábado, em Estremoz, por ocasião de uma festa de casamento que teve lugar no deslumbrante espaço da SelRest.

Apesar de ser apenas um entre os cerca de 200 convidados presentes, a grande amizade que une o júri do programa "The Voice Portugal" aos noivos Lina e Sohel, levou a que Anselmo Ralph pegasse no microfone e interpretasse dois temas do seu repertório, o megaêxito "Agora não me toca" e o tema "Única Mulher".

A festa, cuja alimentação foi confeccionada sobre a supervisão do Chef Luís Suspiro, prolongou-se pela noite dentro, tendo contado inclusivamente com uma sessão de fogo de artificio. O vinho servido durante a festa de casamento foi o estremocense "Herdade das Servas".
A animação esteve a cargo da António Batalha Eventos.

Texto: Pedro Soeiro | Imagens: Rui Borralho (Anselmo Ralph); DR (Noivos com Anselmo Ralph)

quarta-feira, julho 23, 2014

Borba recebe projecto "Cinema português em movimento"

O cinema português marca presença neste final de semana em Borba.

De quinta-feira, 24 Julho, a Domingo, 27 Julho, o concelho vai acolher quatro filmes portugueses, que serão exibidos ao ar livre, em espaços públicos tão distintos, como o Largo da Igreja, na Orada, o Largo do Arrabalde, em Rio de Moinhos, ou o Castelo e o Largo da Misericórdia, em Borba.
Este ciclo de cinema insere-se no projecto “Cinema Português em Movimento”, do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, e cuja finalidade é a exibição ao ar livre nas aldeias e vilas do interior do país, durante o período de Verão, de obras portuguesas com elevado reconhecimento e popularidade. Este projecto, ao qual o Município de Borba aderiu, pretende ainda a divulgação e valorização da produção fílmica nacional, estimular o acesso dos cidadãos à cultura cinematográfica portuguesa e promover a proximidade entre o ICA e a sociedade civil.
Devido ao facto do projecto integrar as comemorações oficiais dos 40 anos do 25 de Abril, as exibições são precedidas de curtas-metragens alusivas à Revolução dos Cravos!
Tendo como objectivo a promoção e divulgação do cinema português, o ICA conta com a colaboração, nesta segunda edição do “Cinema Português em Movimento”, da RTP como média partner, da Escola Superior de Comunicação Social, que através dos seus alunos desenvolveu o website oficial do CPM, a Monstra – Festival de Animação de Lisboa, todos os municípios aderentes, assim como de todas as produtoras e realizadores que contribuem para valorizar a oferta cultural.

Os filmes a exibir no concelho de Borba são os seguintes:
24 de Julho – Orada - Largo da Igreja – “Amália, O Filme”, de Carlos Coelho da Silva
25 de Julho – Borba - Avenida do Povo - Muralha do Castelo – “Fados”, de Carlos Saura
26 de Julho – Borba - Largo da Misericórdia – “Cinco Dias, Cinco Noites”, de José Fonseca e Costa
27 de Julho – Rio de Moinhos - Largo do Arrabalde – “A Bela e o Paparazzo”, de António-Pedro Vasconcelos


Todas as sessões têm início às 21 horas.

Texto: Pedro Soeiro c/ Câmara Municipal de Borba | Cartazes: DR

Alentejo lidera votação mundial para melhor região de vinhos a visitar

Tornado célebre pelas votações populares online sobre os mais diversos tópicos ligados ao mundo das viagens, o 10Best.com, site propriedade do grupo do jornal "USA Today", tem a decorrer a votação para a escolha da melhor região para enoturismo.

Em representação de Portugal, aparece o Alentejo, única região nacional entre os 20 pré-seleccionados. Olhando para a última contagem de votos, a região alentejana seguia à frente de portentos do enoturismo como a região de Champanhe na França, La Rioja na Espanha, Mendoza na Argentina, Piemonte na Itália, Mosela na Alemanha ou Napa Valley na Califórnia.
Mas, à excepção do Alentejo, estas regiões, apesar da sua dimensão mundial, nem surgem no top 5. Por obra e arte da escolha popular, a lista dos cinco primeiros estava, há momentos, organizada do seguinte modo: Alentejo (1), Okanagan Valley na Colúmbia Britânica (2), Maipo no Chile (3), Marlborough na Nova Zelândia (4) e Croácia (5). Saliente-se que o top é actualizado em tempo real.
Para quem se surpreende com a ausência de outras grandes regiões portuguesas de vinhos na selecção, refira-se que não é um acaso nem falta de conhecimento, mas antes uma opção por parte dos dois especialistas em vinhos, colaboradores do "USA Today Travel" e responsáveis pelas escolhas dos finalistas, Kerry Woolard e Frank Pulice.
"Quando se pensa em Portugal, a maior parte das pessoas pensa imediatamente no Douro", sublinha Woolard. "Mas rume a sul para o Alentejo e não ficará desapontado. Adegas boutiques, hotéis de serviço completo, excelentes restaurantes e, claro, vinhos formidáveis", escreve a especialista, lembrando que a região é "mais conhecida pelos seus vinhos tintos robustos". No global, conclui, o Alentejo é "uma grande experiência enoturística".

A votação para eleger a melhor região de enoturismo decorre online até 4 de Agosto, sendo que todos, apreciadores ou não apreciadores do divino néctar, podem votar, bastando para isso aceder a www.10best.com/awards/travel/best-wine-region-to-visit

Texto: Pedro Soeiro c/ Luís J. Santos (Público) | Foto: Pedro Cunha

segunda-feira, julho 21, 2014

Carolina Mendes vai jogar na Rússia

Carolina Mendes prepara-se para virar mais uma página na sua já gloriosa carreira de desportista.

Através da sua página na rede social Facebook, a atleta estremocense informou que amanhã inicia uma nova etapa desportiva: "Até Novembro vou representar a equipa Rossiyanka, atual campeã da Rússia". Carolina acrescentou ainda que parte com "muitas expectativas, muitas ilusões, muita vontade, talvez um pouco de receio, mas neste mundo, independentemente do lugar, quando fazemos aquilo que gostamos somos felizes!

Carolina lança ainda o repto: "Para quem me quiser ir visitar, estou em Moscovo".

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: DR

quarta-feira, julho 16, 2014

Jornal britânico "The Guardian" não tem dúvidas: Praias do Alentejo são as melhores da Europa

Para o jornal britânico “The Guardian” não existem dúvidas: as praias do Alentejo são as melhores da Europa.

O jornal, publicado em terras de Sua Majestade e um dos mais conceituados da Europa, acaba de divulgar um guia onde aconselha os seus leitores a esquecerem Ibiza ou a Riviera, e a perderem-se nesta região portuguesa, “com gloriosas praias, que muita gente ainda não conhece”.
Assinado pela jornalista Isabel Choat, este guia é uma compilação das melhores praias alentejanas para diferentes públicos (desde as famílias àqueles que preferem apreciar uma bebida enquanto admiram a paisagem), dos melhores locais para pernoitar e das várias actividades oferecidas pela região.

A praia do Farol, em Vila Nova de Milfontes, a praia de Odeceixe, a praia do Almograve e a praia do Carvalhal são as “jóias” destacadas pela publicação inglesa. O guia, que pode consultar aqui, tem como imagem de abertura, uma foto da praia de Zambujeira do Mar.

Para a autora do texto, esta que é "uma das mais pobres, menos desenvolvidas e menos populadas áreas da Europa ocidental" distingue-se pelo seu "charme". Choat chega mesmo a considerar o “charme” do Alentejo "mais subtil do que o da Provença ou da Toscânia, regiões que são postais de França e Itália".
As pequenas aldeias pintadas de branco e os campos de trigo são algumas das características valorizadas por esta publicação.

Texto: Pedro Soeiro c/ I | Imagem: DR

Buscas domiciliárias levam à detenção de individuo em Estremoz

No dia de hoje, terça-feira, 15 de Julho, o Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Reguengos de Monsaraz, em estreita colaboração com o efectivo do Destacamento Territorial de Estremoz, deu cumprimento a três buscas domiciliárias na cidade de Estremoz.


Segundo informou a força de segurança, foi recuperado diverso material relacionado com vários crimes de furto em residências, ocorridos nos concelhos de Estremoz e de Vila Viçosa.
Um individuo de nacionalidade portuguesa, maior de idade, e residente no concelho de Estremoz, foi constituído arguido pela posse do referido material.

Texto: Pedro Soeiro c/ GNR | Imagem: DR

terça-feira, julho 15, 2014

Exposição no Arquivo Municipal de Estremoz - "Cinema, Teatro e Espectáculo​s no Teatro Bernardim Ribeiro"

É inaugurada hoje, terça-feira, dia 15 de Julho, pelas 18 horas, na Sala de Exposições do Arquivo Municipal no Centro Cultural Dr. Marques Crespo, uma exposição de cartazes alusivos a Cinema, Teatro e Espectáculos exibidos no Teatro Bernardim Ribeiro entre 1923-1975.

Esta mostra integra a vasta colecção de cartazes que o Arquivo Municipal tem à sua guarda e que agora dá a conhecer.


Esta exposição estará patente ao público até 29 de Setembro de 2014.

Texto: Pedro Soeiro | Cartaz: DR

sexta-feira, julho 11, 2014

Artesão estremocense ganha prémio na FIA Lisboa 2014 - Feira Internacional de Artesanato


O artesão estremocense Jorge da Conceição, neto do pioneiro na arte de dar forma aos bonecos de Estremoz, Mariano Conceição, e filho de uma das mais conceituadas artesãs estremocenses, Maria Luísa Conceição, foi o grande vencedor do Prémio FIA Lisboa 2014, na categoria de Melhor Peça de Artesanato Tradicional.

A peça "Fado" foi distinguida como a melhor entre os 88 trabalhos de artesanato nacional levados a concurso.
A iniciativa promovida anualmente pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, em parceria com o CENA – Conselho Estratégico Nacional do Artesanato, homenageia os artesãos portugueses, as suas artes e ofícios, premiando a técnica, a concepção criativa, a qualidade, a promoção da identidade local e nacional bem como a originalidade.
O concurso FIA Lisboa decorre todos os anos por ocasião do salão com o objectivo de dinamizar e valorizar o artesanato nacional e promover os ofícios ligados ao sector, contribuindo igualmente para estimular as economias locais por via das actividades artesanais.

"Estremoz Soeiro" apresenta-lhe igualmente o link da entrevista de Jorge da Conceição, no programa da TVI, "A Tarde é sua", apresentado na tarde do dia 30 de Junho, por Iva Domingues.

http://www.tvi.iol.pt/videos/a-tarde-e-sua-abandonou-carreira-de-sucesso-pelo-artesanato/14161044

Imagens com detalhes da peça para ver no Facebook do "Estremoz Soeiro".

Texto: Pedro Soeiro | Imagens: DR

"Cafetaria Rossio" prestes a abrir as suas portas

O novo espaço de restauração do Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, está quase a abrir as suas portas. 

Segundo informação veiculada ao "Estremoz Soeiro" por um dos responsáveis da "Cafetaria Rossio", assim se vai chamar, a mesma abrirá as suas portas em finais do mês de Julho.

Texto: Pedro Soeiro | Fotos: Ivo Moreira