window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, outubro 07, 2014

A Corrida de Touros da FIAPE, transmitida pela RTP em directo de Estremoz, foi a mais vista da temporada

A Prótoiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia, informa em comunicado, que as corridas de toiros televisionadas pela RTP1, na temporada de 2014, obtiveram um resultado médio de audiências acumulado de três milhões de telespectadores, o que muito contribuiu para o elevar das audiências da RTP1.

Entre Maio e Outubro, a televisão pública transmitiu esta temporada sete corridas de toiros, a partir de várias localizações do continente e ilhas: Estremoz, Campo Pequeno (Lisboa), Póvoa de Varzim, Angra do Heroísmo (Açores), Figueira da Foz, Albufeira e novamente Campo Pequeno, na última quinta-feira.
De acordo com os números fornecidos pela GFK/CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Mercado) as sete corridas transmitidas obtiveram um resultado médio de audiências acumulado de quase três milhões de telespectadores (2.926.000).
Segundo a Prótoiro, a corrida que registou a audiência média mais elevada foi a Corrida de Toiros da FIAPE, realizada em Estremoz, a 2 de Maio, com uma média de 465.500 telespectadores. Em segundo lugar, aparece a corrida transmitida a 3 de Julho, a partir do Campo Pequeno, a 50ª Corrida TV, com uma média de 456.500 telespectadores. Em terceiro lugar ficou a corrida transmitida no dia 15 de Agosto, a partir da Figueira da Foz, com uma média de 437.000 telespectadores.
Ainda segundo a mesma fonte, e para além destes números, as corridas de toiros têm picos de audiências em redor dos 700 mil telespectadores, como por exemplo aconteceu no dia 15 de Agosto, o que fez da 50ª Corrida TV o programa com o maior pico de audiência de todo o dia na RTP1, com aproximadamente 665 mil telespectadores.
Estes números globais de audiências são ainda mais significativos se tivermos em conta que as corridas de toiros são um programa cultural de duração longa, cujas transmissões atingem normalmente as três horas, e programas com esta duração tendem a dispersar a audiência, pelo que a apresentação destes números médios de audiência elevados, reforça a grande adesão dos portugueses às corridas de toiros.
O impacto das corridas de toiros na audiência global da RTP1 é também muito significativa, como demonstra o caso da transmissão da corrida de Estremoz, a 2 de Maio. A transmissão da corrida pela RTP1 aumentou a média global de audiência do canal estatal em cerca de 2%. Para além disso, e comparando com as quatro semanas anteriores, basicamente todo o mês de Abril, o dia 2 de Maio foi a sexta-feira com maior audiência da RTP, e foi o segundo dia com maior audiência.
Importante foi também a retoma das transmissões em direto no site da RTP, passando a permitir aos muitos milhões de portugueses espalhados pelo mundo o acesso a esta manifestação única da cultura portuguesa.

"Uma vez mais, os números vêm confirmar a grande adesão dos portugueses às transmissões televisivas das touradas, confirmando que se trata de uma aposta bem-sucedida de serviço público da RTP, com audiências elevadas", acentua a Federação Prótoiro, congratulando-se "com estes resultados e com o verdadeiro serviço público prestado pela RTP à cultura portuguesa".

Texto: Pedro Soeiro c/ Farpas Blogue | Imagem: DR


Sem comentários: