window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sexta-feira, julho 11, 2014

Artesão estremocense ganha prémio na FIA Lisboa 2014 - Feira Internacional de Artesanato


O artesão estremocense Jorge da Conceição, neto do pioneiro na arte de dar forma aos bonecos de Estremoz, Mariano Conceição, e filho de uma das mais conceituadas artesãs estremocenses, Maria Luísa Conceição, foi o grande vencedor do Prémio FIA Lisboa 2014, na categoria de Melhor Peça de Artesanato Tradicional.

A peça "Fado" foi distinguida como a melhor entre os 88 trabalhos de artesanato nacional levados a concurso.
A iniciativa promovida anualmente pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, em parceria com o CENA – Conselho Estratégico Nacional do Artesanato, homenageia os artesãos portugueses, as suas artes e ofícios, premiando a técnica, a concepção criativa, a qualidade, a promoção da identidade local e nacional bem como a originalidade.
O concurso FIA Lisboa decorre todos os anos por ocasião do salão com o objectivo de dinamizar e valorizar o artesanato nacional e promover os ofícios ligados ao sector, contribuindo igualmente para estimular as economias locais por via das actividades artesanais.

"Estremoz Soeiro" apresenta-lhe igualmente o link da entrevista de Jorge da Conceição, no programa da TVI, "A Tarde é sua", apresentado na tarde do dia 30 de Junho, por Iva Domingues.

http://www.tvi.iol.pt/videos/a-tarde-e-sua-abandonou-carreira-de-sucesso-pelo-artesanato/14161044

Imagens com detalhes da peça para ver no Facebook do "Estremoz Soeiro".

Texto: Pedro Soeiro | Imagens: DR

Sem comentários: