window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quarta-feira, julho 23, 2014

Alentejo lidera votação mundial para melhor região de vinhos a visitar

Tornado célebre pelas votações populares online sobre os mais diversos tópicos ligados ao mundo das viagens, o 10Best.com, site propriedade do grupo do jornal "USA Today", tem a decorrer a votação para a escolha da melhor região para enoturismo.

Em representação de Portugal, aparece o Alentejo, única região nacional entre os 20 pré-seleccionados. Olhando para a última contagem de votos, a região alentejana seguia à frente de portentos do enoturismo como a região de Champanhe na França, La Rioja na Espanha, Mendoza na Argentina, Piemonte na Itália, Mosela na Alemanha ou Napa Valley na Califórnia.
Mas, à excepção do Alentejo, estas regiões, apesar da sua dimensão mundial, nem surgem no top 5. Por obra e arte da escolha popular, a lista dos cinco primeiros estava, há momentos, organizada do seguinte modo: Alentejo (1), Okanagan Valley na Colúmbia Britânica (2), Maipo no Chile (3), Marlborough na Nova Zelândia (4) e Croácia (5). Saliente-se que o top é actualizado em tempo real.
Para quem se surpreende com a ausência de outras grandes regiões portuguesas de vinhos na selecção, refira-se que não é um acaso nem falta de conhecimento, mas antes uma opção por parte dos dois especialistas em vinhos, colaboradores do "USA Today Travel" e responsáveis pelas escolhas dos finalistas, Kerry Woolard e Frank Pulice.
"Quando se pensa em Portugal, a maior parte das pessoas pensa imediatamente no Douro", sublinha Woolard. "Mas rume a sul para o Alentejo e não ficará desapontado. Adegas boutiques, hotéis de serviço completo, excelentes restaurantes e, claro, vinhos formidáveis", escreve a especialista, lembrando que a região é "mais conhecida pelos seus vinhos tintos robustos". No global, conclui, o Alentejo é "uma grande experiência enoturística".

A votação para eleger a melhor região de enoturismo decorre online até 4 de Agosto, sendo que todos, apreciadores ou não apreciadores do divino néctar, podem votar, bastando para isso aceder a www.10best.com/awards/travel/best-wine-region-to-visit

Texto: Pedro Soeiro c/ Luís J. Santos (Público) | Foto: Pedro Cunha

Sem comentários: