window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, maio 22, 2014

ÚLTIMA HORA - Cavaleiro transferido para Lisboa. João Moura hospitalizado depois de queda sofrida na sua herdade em Monforte

O cavaleiro tauromáquico João Moura sofreu uma queda de um cavalo no tentadero da sua Quinta de Santo António, em Monforte, durante a tarde desta quinta-feira, 22 de Maio de 2014.

Segundo o seu filho Miguel, Moura perdeu os sentidos, tendo os recuperado momentos depois. Após mais de uma hora a ser assistido na sua herdade, o Maestro foi transportado para o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.
Ilídio Pinto Cardoso, assessor de Imprensa do Hospital de Portalegre, foi mesmo obrigado a vir a público desmentir peremptoriamente as notícias que estavam a ser avançadas pelo canal televisivo do jornal "Correio da Manhã", segundo as quais o cavaleiro João Moura estaria "entre a vida e a morte".
Segundo o jornalista Hugo Teixeira, citado pelo "Farpas Blogue", "todas essas notícias alarmantes que têm sido dadas não correspondem minimamente à verdade, graças a Deus".
Depois dos primeiros exames efectuados no Hospital Dr. José Maria Grande, foi diagnosticado a João Moura um hematoma intracraniano traumático. O toureiro fez vários exames e não tem nada partido, nem nenhum lesão cervical, como se chegou a temer. "O seu estado não é grave, está consciente e a transferência para Lisboa significa apenas que necessita de fazer exames de diagnóstico que não podem ser feitos em Portalegre, caso de uma Tomografia Axial Computadorizada (TAC) ou Ressonância Magnética, mas o doente encontra-se consciente, estável e livre de perigo", adianta uma fonte médica.
Segundo o "Farpas Blogue", o cavaleiro abandonou há momentos, de ambulância, o Hospital de Portalegre em direcção ao Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa.
Ainda segundo o blogue de Miguel Alvarenga, e citando o jornalista Hugo Teixeira"embora ainda algo confuso, o Maestro está lúcido e sabe o que diz. Falei com ele durante alguns momentos e com ele estiveram também seus filhos e sobrinhos".
Acompanha João Moura na ambulância um enfermeiro do Hospital de Portalegre. O cavaleiro passará a noite no São Francisco Xavier a fim de ser submetido a exames complementares de diagnóstico. O toureiro encontra-se consciente e livre de perigo.
O incidente ocorreu ao final da tarde de hoje, quando na quinta se encontravam vários amigos do cavaleiro, entre os quais o toureiro José Prates, Alvarito Bronze e o matador de toiros Luis "Procuna", bem como Miguel Moura, seu filho e Filipa Telles de Carvalho, sua mulher.

Texto: Pedro Soeiro c/ Farpas Blogue | Imagem: DR

Sem comentários: