window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, abril 08, 2014

Protocolo de Gestão da Praça de Touros de Estremoz foi assinado ontem entre a Câmara Municipal e a Sociedade Campo Pequeno

Foi ontem, dia 7 de Abril, celebrado, entre a Câmara Municipal de Estremoz e a Sociedade Campo Pequeno, o Protocolo de Gestão da Praça de Touros estremocense.

O edil estremocense, Luís Filipe Mourinha, e Rui Bento Vasques, o homem forte da Sociedade que gere algumas das mais emblemáticas praças do país, assinaram o protocolo que, e segundo palavras do ex-matador de toiros, pretende “colocar a Praça de Touros de Estremoz ao mais alto nível da tauromaquia nacional”.

Este acordo ontem assinado, e que segundo Rui Bento Vasques “ficou fechado com um aperto de mão” com o presidente da autarquia estremocense “ao fim de 10 minutos do primeiro encontro”, que ocorreu em Lisboa, aquando do convite para que a Sociedade Campo Pequeno gerisse a Praça de Estremoz, permitirá ao Município de Estremoz usufruir das instalações do Centro de Lazer do Campo Pequeno, para promoção do concelho e das suas iniciativas e produtos. Luís Mourinha salientou que “os custos são iguais para ambas as partes. O que a Câmara de Estremoz vai pagar pela utilização do Campo Pequeno será o mesmo que o Campo Pequeno vai pagar pela utilização” da praça centenária de Estremoz.
Rui Bento Vasques salientou ainda que a Praça de Touros de Estremoz “será gerida desde Estremoz e não desde a praça de touros do Campo Pequeno”, facto que o fez passar os últimos dias na cidade branca do Alentejo. “Queremos estar envolvidos com a terra e com as suas gentes” disse.
Após a assinatura do protocolo, que decorreu no edifício contíguo à praça estremocense, foi divulgado o cartel, 100% alentejano, da corrida que se realizará dia 2 de Maio, pelas 22 horas, integrada na Feira Internacional de Agro-Pecuária de Estremoz – FIAPE, e que Rui Bento Vasques disse poder ser apresentado “em qualquer praça ou nas mais importantes feiras taurinas do mundo”.
Nessa noite de sexta-feira, e numa corrida que será transmitida em directo pela RTP1, naquela que será a primeira corrida televisionada da temporada, estarão em praça os cavaleiros Joaquim Bastinhas, João Moura Jr. e João Maria Branco. Os toiros a lidar serão da prestigiada ganadaria Passanha, que serão pegados pelos Grupos de Forcados Amadores de Portalegre, Monforte e Redondo.

Rui Bento Vasques adiantou ainda que os bilhetes estarão à venda a partir de 10 euros.

Marcaram presença nesta apresentação os cavaleiros Joaquim Bastinhas, João Moura Jr., João Maria Branco, os cabos Francisco Paralta (Portalegre), Ricardo Carrilho (Monforte), Domingos Jeremias (Redondo), o ganadeiro Diogo Passanha, Luís Castro, da Direcção de Programas da RTP e Presidente da Casa do Pessoal da RTP, Luís Fialho Rico, produtor da telenovela "Belmonte" da TVI, Francisco Ramos, vice-presidente do município estremocense, Nuno Rato, Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, para além dos muitos jornalistas e demais aficionados.

Todas as fotos da assinatura do protocolo, bem como da apresentação do cartel de 2 de Maio, disponíveis no Facebook do "Estremoz Soeiro".

Texto: Pedro Soeiro | Fotos: Ivo Moreira

Sem comentários: