window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, março 27, 2014

Num investimento que ronda os três milhões de euros, é amanhã inaugurado em Campo Maior, o Centro de Ciência do Café

É já amanhã, sexta-feira, dia 28 de Março, que a Delta inaugura em Campo Maior, na Herdade das Argamassas, o Centro de Ciência do Café (CCC). A cerimónia de inauguração deste espaço único na Europa, está marcada para as 10.30 horas.

Com uma área total de 3.426 metros quadrados, o Centro de Ciência do Café é considerado pelos seus promotores um projecto “inovador, moderno e interactivo”. Visa não só reforçar a oferta cultural mas também aumentar a oferta turístico/patrimonial da região.
Trata-se de "um espaço de oportunidade para o conhecimento", disse o presidente da Associação do Centro de Ciência do Café, o empresário Rui Nabeiro, após uma visita ao equipamento.
Rui Nabeiro sublinhou ser "um sonhador do conhecimento. Cada um é dono da sua atitude e a minha atitude é o conhecimento e é espalhar esse conhecimento pelas outras pessoas".
O empresário e comendador Rui Nabeiro, afirmando-se defensor de que "quem investe vai para a frente", considerou que o CCC mostra a "imaginação do homem" e "contribui para a investigação e cultura" em redor do café.
Tem como missão tornar-se num "grande centro nacional e internacional" de difusão da cultura científica, tecnológica e social em redor do café, contribuindo para o "empreendedorismo" e para as "novas formas" de aprendizagem.
Segundo os promotores, no CCC os visitantes têm oportunidade de desfrutar de uma viagem pelo tempo, conhecer os mitos em redor do café, a história das naus portuguesas e o comércio do café e o contrabando deste produto, conhecido a nível mundial.
Com uma "forte" componente multimédia, o espaço é dividido em cinco áreas: da planta ao grão, a palavra café, história do café (Oriente, Europa, América e Portugal), transformação do café e o consumo do café.
Desenhado pelo arquitecto João Simão, o edifício contempla ainda espaços públicos livres, como estacionamento, acolhimento e recepção, sanitários, loja, cafetaria e biblioteca, um auditório com 125 lugares sentados, um outro espaço para exposições temporárias e uma estufa.

Com um investimento superior a três milhões de euros, Rui Nabeiro considerou que os "números não interessam" quando surge uma obra deste género, mostrando-se defensor do trabalho em prol das comunidades.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

Sem comentários: