window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sexta-feira, março 14, 2014

Município de Estremoz candidata Bonecos de Estremoz a Património da Humanidade

Em Abril de 2013, portanto há praticamente um ano, a Câmara Municipal de Estremoz iniciou um processo de investigação, produção de conhecimento e angariação de apoios de personalidades e instituições, que tem como objectivo final a integração da Produção de Bonecos de Estremoz em Barro na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Já no próximo mês, em Abril de 2014, será dado o primeiro passo para a conclusão deste objectivo, com a entrega à Direcção Geral do Património Cultural, do "Pedido de Inventariação como Património Cultural Imaterial da Produção de Bonecos de Estremoz em Barro".
Após estar concluída esta primeira fase, o Município estremocense avançará para a constituição de uma Comissão de Honra e Executiva, que terá como objetivo dar seguimento à candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade. Dentro de muito pouco tempo será remetida à Comissão Nacional da UNESCO, ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e à Secretaria de Estado da Cultura, a carta que formaliza a candidatura oficial.
Visando dar visibilidade aos artesãos e à arte, trazer jovens artesãos para a Barrística, dar seguimento à investigação, proceder à publicação de monografias temáticas e realização de actividades educativas pela região e país, vai ser promovida no terreno a realização de um Plano de Salvaguarda do Boneco de Estremoz. Este Plano terá igualmente o intuito de promover actividades de promoção do Boneco e artesãos, dando-se a conhecer uma arte popular tão emblemática de Estremoz e do Alentejo, mas também de Portugal.
Há ainda o objectivo, integrado no Plano de Salvaguarda, de candidatar a Colecção de Bonecos de Estremoz de Júlio Maria dos Reis Pereira, do Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho, a colecção de Interesse Nacional, de modo a valorizar os Bonecos musealizados e dar-lhes uma projecção nacional e internacional.
Após conclusão da investigação e redacção do documento que apresenta a arte bonequeira e o porquê da pertinência da candidatura a Património da Humanidade, a Câmara Municipal de Estremoz procederá à sua entrega à Comissão Nacional da UNESCO, para que a mesma prossiga os trâmites seguintes.
O Boneco modelado ao modo de Estremoz é uma produção artística de carácter popular, com mais de 300 anos de história, a qual era maioritariamente executada por mulheres nos primeiros séculos de existência da arte.
A mesma consiste na modelação de uma figura em barro cozido, policromado e realizado manualmente, segundo uma técnica com origem pelo menos no século XVII, assente na montagem dos elementos bola, placa e rolo.
Depois de efectuado o corpo da peça (cabeça, tronco e membros) e da cabeça ser colocada em molde para moldar a face, o boneco é vestido por intermédio de placas recortadas na forma de roupas.
Seca, vai a cozer ao forno e posteriormente é pintado, envernizado e novamente deixado a secar.
Como acontece desde as suas origens, o seu destino é comercial. Funcionalmente, nos primórdios, o destino era religioso (Imaginária). Hoje assume características decorativas e simbólicas.

Actualmente trabalham na arte: Afonso Ginja, Duarte Catela, Fátima Estróia, as Irmãs Flores, Maria Luísa da Conceição e Ricardo Fonseca. De modo mais contemporâneo, trabalham Jorge da Conceição, Carlos Alberto Alves, Célia Freitas, Miguel Gomes e Isabel Pires.

Texto: Pedro Soeiro c/ Câmara Municipal de Estremoz | Imagem: DR

Sem comentários: