window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, janeiro 20, 2014

Lar do Centro Social e Paroquial de Santo André viveu aniversário especial: António Batista comemorou 100 anos de vida


O simples facto de ter havido uma festa de aniversário no Lar do Centro Social e Paroquial de Santo André, no passado dia 12 de Janeiro, não é certamente motivo de notícia. Mas o facto de o aniversariante ter completado 100 anos, é motivo mais do que suficiente para se fazer uma peça de reportagem.

António Batista nasceu em Lisboa, a 12 de Janeiro de 1914. Aos 20 anos chegou a Estremoz e não mais saiu da terra que o acolheu. Filho de mãe alentejana, natural de Vila Nova da Baronia, António Batista confessou ao “Estremoz Soeiro” amar o Alentejo, ao ponto de nos dizer que “adoraria ser alentejano, mas nasci em Lisboa”.
Serralheiro de profissão, António Batista tem na poesia uma das suas grandes paixões, confidenciando-nos que “faço poemas desde os 10 anos”.
Conhecido do Centro Social por ser frequentador dos Centros de Convívio, António Batista era utente do apoio domiciliário da instituição de solidariedade social. Após uma visita da equipa do centro à sua habitação, foi levado para o Lar perto da quadra de Natal. Uma das responsáveis da instituição confidenciou ao "Estremoz Soeiro": “Não o conseguimos levar para casa na noite de Natal e cá tem ficado”. São estes gestos que dão mais significado à palavra Solidariedade.
António Batista é o primeiro utente do Lar do Centro Social e Paroquial de Santo André a completar 100 anos na instituição. Mas durante o almoço de aniversário do Sr. Batista, que ocorreu nas instalações da instituição depois de todos terem marcado presença na missa dominical na Igreja de São Francisco, havia utentes que garantiam serem os próximos a cumprirem um século de vida no Lar do Centro.
Ainda com um sopro considerável, António Batista apagou a vela do seu bolo de aniversário, que foi degustado pelos seus colegas com apreciável satisfação.

Texto e fotos: Pedro Soeiro

Sem comentários: