window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, janeiro 16, 2014

Funcionários da Câmara Municipal de Estremoz regressam às 35 horas de trabalho

A partir da próxima segunda-feira, dia 20 de Janeiro, todos os funcionários da Câmara Municipal de Estremoz voltam a cumprir 35 horas de trabalho semanais.

Esta alteração surge depois do despacho assinado hoje, quinta-feira, por Luís Filipe Mourinha, presidente da edilidade estremocense, que determina “que a partir do próximo dia 20 de Janeiro de 2014 o horário de trabalho dos funcionários da Câmara Municipal de Estremoz será de 35 horas semanais, 7 horas diárias, nos mesmos termos em que vinham sendo cumpridas até à data do despacho agora revogado”. O despacho assinado pelo edil surge “em cumprimento do determinado pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, conforme sentença proferida no âmbito do processo nº 385/13.9 BEBJA, datado de 14 de Janeiro de 2014”.
O mesmo documento informa ainda que “nesta data foi iniciado o processo previsto no nº 2 do artigo 135º da Lei nº 59/2008, de 11 de Setembro (consulta aos trabalhadores e estruturas sindicais), tendo em vista a aplicação da Lei nº 68/2013, de 29 de Agosto, que estabelece o horário de trabalho de 40 horas semanais, 8 diárias”.

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu não declarar a inconstitucionalidade das normas do aumento do horário de trabalho na Função Pública das 35 para as 40 horas semanais.

No entanto, o acórdão do TC deixou em aberto a possibilidade de as câmaras decidirem, cada uma por si, manter os horários de 35 horas, através de negociação de acordos colectivos de trabalho com os sindicatos.

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: DR

1 comentário:

Anónimo disse...

ISTO É UMA VERGONHA, JÁ FAZEM MUITO! E AGORA MENOS UMA HORA!COISAS DE UM PRESIDENTO!