window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sexta-feira, janeiro 17, 2014

"Campo e Praça" acabou... Empresa que organizou Corrida de Reinauguração da Praça de Touros de Estremoz já não existe

Com a mesma rapidez com que apareceu no panorama taurino nacional, desapareceu: a “Campo e Praça” já não existe.

Há muito que se falava no meio taurino sobre o fim da empresa “Campo e Praça”, de Albino Caçoete e António Manuel Barata Gomes, empresa responsável pela Corrida de Reinauguração da Praça de Touros de Estremoz. A “crónica de uma morte anunciada” surgiu hoje mesmo no “Farpas Blogue”.
A notícia que está na ordem do dia nos meandros taurinos mereceu um amplo destaque no blogue de Miguel Alvarenga. O blogue começa por referir que “o fim da era das exclusivas, foi o fim da empresa Campo e Praça”, empresa que se deu a conhecer em Janeiro de 2013. Miguel Alvarenga salienta que apesar “de este ser um caso que, jornalisticamente, tem importância e merece todo o interesse”, quem tem reinado tem sido o silêncio, que “continua a ser de ouro, e o respeito de quem escreve por António Manuel Barata Gomes tem justificado, ao que se constata, a ausência de referências nos sites da especialidade”. Bastante crítico sobre o modo de actuar da dupla Caçoete/Gomes nesta fase da curta vida da empresa, Alvarenga refere que “o que ontem era super importante (apareceu a "Campo e Praça"), hoje é pura e simplesmente ignorado (desapareceu a "Campo e Praça")...
No Farpas Blogue é referido que “a Campo e Praça desapareceu tal como tinha aparecido: em silêncio e sem explicar nada a ninguém”.
Os toureiros também são abordados neste artigo do blogue taurino com mais visualizações na internet: “Aos toureiros que estiveram ligados à "Campo e Praça", fica agora pela frente um caminho meio duro. O que ganharam em dinheiro, acabaram por perder em prestígio, toureando, na maior parte das vezes, em praças esvaziadas do interesse popular”.
Para Miguel Alvarenga, e “feitas as contas”, à empresa "Campo e Praça" o que faltou, principalmente, “foi diálogo. E estratégia. Entrou e saiu em surdina, sem explicar ao que vinha e sem justificar por que se foi. Deu azo a mal entendidos e agora, dará azo a más interpretações. Barata Gomes e Caçoete continuam em silêncio. Sem ter ainda percebido que o marketing, para o bem e para o mal, é cada vez mais necessário...

A gestão da Praça de Touros de Estremoz também marcou presença no artigo do Farpas Blogue. “Falta agora saber quem vai dar as corridas em Estremoz, e se a Câmara vai dar, por fim, uma oportunidade à Tertúlia Tauromáquica local”.

As águas do meio taurino local, que até estavam mais ou menos tranquilas, vão voltar a agitar-se. Algumas dúvidas agora se colocam: “Quem vai gerir a Praça?”, “Será que haverá Corrida de Touros em Estremoz durante a FIAPE?”, “Terá a autarquia local tido conhecimento antecipado do fim da “Campo e Praça”?”. As respostas vão certamente surgir em breve.
A “Campo e Praça” organizou em Estremoz, a Corrida de Reinauguração da centenária Praça de Touros estremocense, a 30 de Agosto de 2013. No acordo celebrado entre a empresa e a Câmara Municipal de Estremoz estavam previstas mais duas corridas. Agendada, por duas vezes, a 27 de Setembro e posteriormente a 26 de Outubro, esteve a Corrida do Vinho, que por questões climatéricas nunca se chegou a realizar.

Texto: Pedro Soeiro c/ Farpas Blogue | Imagem: DR

Sem comentários: