window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sexta-feira, janeiro 17, 2014

Câmara Municipal de Estremoz reage a petição pública que defende a melhoria de condições no Canil Municipal

Através de um comunicado publicado na sua página na internet, a Câmara Municipal de Estremoz reagiu hoje, sexta-feira, à petição pública “Pela melhoria das condições do Canil Municipal de Estremoz”, petição criada pelo grupo “Animais: juntos para lhe dar voz”, e que tem como principal objectivo, segundo os responsáveis pelo movimento, “chamar a atenção dos autarcas para as actuais condições do canil municipal e também melhorar as suas condições de funcionamento”.

Os comentários publicados nas redes sociais, bem como os grupos criados na rede social “Facebook” sobre esta matéria, também merecem resposta neste comunicado assinado pelo Presidente da autarquia estremocense Luís Filipe Mourinha.
O comunicado começa por afirmar que “a Câmara Municipal de Estremoz reconhece que as condições de conforto do Canil Municipal não são as que a autarquia desejaria garantir aos animais”. No entanto, e “no que diz respeito àquilo que é referido acerca das inadequadas condições de alimentação e higiene referidas nos comentários e na petição, o mesmo não corresponde à verdade, na medida em que o Canil é limpo diariamente e é fornecida alimentação diária aos animais, inclusive nos fins de semana”.
Devido ao facto de “reconhecer que as condições de conforto do Canil Municipal não são as ideais”, o Município de Estremoz refere que “tem vindo a desenvolver esforços no sentido de construir um novo Canil Municipal que reúna todas as condições necessárias à permanência dos animais que são abandonados na via pública ou que, por quaisquer outras razões, venham a necessitar de utilizar este espaço”.
Pode ler-se no comunicado que “o desenvolvimento de tais trâmites é do conhecimento de algumas das pessoas que deram início a este "Grupo" nas redes sociais online, razão pela qual estranhamos agora que esta questão seja levantada”.
A autarquia afirma mesmo que “sempre houve intenção de construir um novo Canil Municipal, razão pela qual esta obra integra o programa eleitoral da maioria que governa a Câmara Municipal de Estremoz”.

Praticamente no final da missiva é mencionado pela autarquia alguma estranheza pelo facto de “só agora, após ser do conhecimento geral que esta Câmara Municipal pretende construir um novo Canil, surja este súbito interesse pela melhoria das condições de conforto e dos direitos dos animais, querendo dar a entender à opinião geral que nada está a ser feito para alterar a situação ou que apenas é feito na sequência da pressão suscitada em torno do assunto”.

O comunicado conclui-se informando que “que todos os animais que estão alojados no Canil Municipal de Estremoz poderão ser objeto de adoção, bastando para tal os interessados dirigirem-se à Autoridade Sanitária Veterinária desta Câmara Municipal e manifestar tal intenção”.
Até ao dia de hoje tinham assinado esta petição, que pode ser subscrita aqui, 997 pessoas.

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: DR

Sem comentários: