window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, dezembro 24, 2013

Mensagem de Natal do Arcebispo de Évora: "Na grande hospedaria do mundo nem todos encontram lugar"

Todas as pessoas têm direito a um lugar e a uma vida digna, mas na grande hospedaria do mundo, nem todos encontram lugar”.

A frase pertence a D. José Alves, Arcebispo de Évora, e faz parte da mensagem de Natal do prelado alentejano, divulgada hoje pela Arquidiocese de Évora.
José Ales realçou que esta é "uma situação que continua a repetir-se constantemente, com um sem número de pessoas que não têm onde morar".
"Na grande hospedaria do mundo, nos nossos dias e ao nosso lado, há muitos que não encontram lugar", refere, afirmando que "não encontram lugar na família, nos ambientes de trabalho, nas escolas, no emprego, nas casas de habitação, nos hospitais".
O Arcebispo eborense acrescentou que a essas pessoas "resta-lhes a rua e as instituições de caridade que os socorrem".
Para o prelado alentejano, a sociedade "continua a não ter lugar para acolher os que precisam, mas, ao mesmo tempo, no coração humano, há muitos lugares disponíveis para a defesa dos interesses individuais".
Na mensagem pode ler-se ainda que "é mais fácil encontrar lugar para o Natal do consumismo do que para o Natal da partilha, da promoção da dignidade da pessoa humana e da defesa dos valores da vida".

O arcebispo recordou que "o Filho de Deus não teve lugar na hospedaria" e que "nasceu numa gruta, na pobreza e na humildade, para redimir a humanidade do pecado da exclusão social e do apego exagerado e do uso injusto dos bens materiais, que, afinal, pertencem a toda a humanidade".

Nesse sentido, José Alves conclui que "a autêntica celebração de Natal é aquela que se esforça por ampliar as dimensões da hospedaria do mundo, de forma que haja lugar para todos os seres humanos".

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

Sem comentários: