window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sexta-feira, novembro 29, 2013

Em Borba, produção de azeite aumenta 110% em relação a 2012

Segundo o presidente da cooperativa local, os olivicultores do concelho de Borba, estão a colher este ano azeitona para azeite de "boa qualidade", estando previsto um aumento de 110% da produção, em relação a 2012.

À agência LUSA, Diogo Sapatinha, presidente da Cooperativa de Olivicultores de Borba, explicou que, na campanha deste ano, a produção deve rondar os 2,1 milhões de quilos de azeitona, o que vai corresponder a 310 mil litros de azeite.
A Cooperativa de Borba, uma das principais do Alentejo, está, segundo o seu presidente, Diogo Sapatinha, a produzir azeite de “boa qualidade”, mas com "grau de acidez um pouco maior que em 2012, o que não é bom para alguns mercados de exportação, sobretudo para o Brasil".
A Cooperativa de Borba produz azeite com Denominação de Origem Protegida (DOP), tendo já exportado este ano 26% da produção de azeite engarrafado para os mercados do Brasil, Alemanha, Holanda, Singapura e França, indicou o responsável. "Em 2014, prevemos aumentar as exportações para os mercados em que já estamos a vender", realçou. 
Diogo Sapatinha referiu que, este ano, as vendas de azeite engarrafado para o mercado nacional "baixaram um pouco", face a 2012, enquanto as vendas para o mercado externo subiram 40%. O mesmo dirigente adiantou que, em 2014, a cooperativa de Borba vai concluir um projecto de investimento de 200 mil euros, com 30% de apoio através de fundos comunitários, que envolve uma linha de engarrafamento, enchimento e rotulagem, melhoria nas instalações, um armazém para azeite e uma mini estação de tratamento de águas residuais (ETAR).

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

Sem comentários: