window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, agosto 05, 2013

As festas "Ruas Floridas", em Redondo, iniciaram-se ontem e esperam mais de 500 mil visitantes até ao próximo dia 11 de Agosto

Desde o passado Sábado e até ao próximo Domingo, dia 11 de Agosto, as ruas da vila alentejana de Redondo vão estar ornamentadas com flores de papel, em mais uma edição das festas “Ruas Floridas”.

Nas tradicionais festas deste ano, e à espera de milhares de visitantes, estão 43 ruas enfeitadas, todas com temas diferentes. Para que essas mesmas 43 ruas estejam superiormente enfeitadas há pessoas que "estão desde Setembro do ano passado a trabalhar nas ornamentações", adiantou à agência Lusa o vereador da cultura da Câmara Municipal de Redondo, José Portel.
"As festas Ruas Floridas são a grande aposta na área da cultura, este ano, na vila de Redondo, onde se esperam muitos milhares de visitantes, apesar da crise económica" explicou ainda o autarca.
Contribuir para a promoção turística da zona e estimular a economia local é o grande objectivo da autarquia, que promove os festejos, com a organização deste evento cultural, "relevante para o concelho e para a região".
O município retomou há 20 anos, depois de um longo interregno, as tradicionais festas populares da vila, em que a população ornamenta as ruas com figuras, flores e outros motivos em papel colorido.
Os temas escolhidos pelos moradores, considerados autênticos artistas, são os mais variados, desde motivos etnográficos e florais até histórias imaginárias e exóticas, num evento que "abrange uma área grande da vila".
Cada rua apresenta um tema diferente, escolhido livremente pelos moradores, que o mantêm em segredo até ao dia da saída do programa.
As festas constituem uma tradição da vila, com realce para o trabalho colectivo e voluntário e para a criatividade das pessoas, desde os idosos aos jovens, que mostram a arte de trabalhar o papel.
Segundo os organizadores, as ruas floridas "revelam um impressionante e complexo mar de papel na sua mais alta manifestação de diversidade e criatividade".
"Tudo o que a imaginação do homem pode conceber, recortando com arte e magia uma simples folha de papel", explicam os promotores da festa, que tem entrada livre.
"A Branca de Neve e os Sete Anões", "Walt Disney", "O Alentejo", "Tapetes Floridos", "Jardim Japonês", "Saberes e Sabores de outras Gentes", "Espantalhos", "A Tasca das Marias", "Alice no País das Maravilhas", "O Vinho", "O Futebol" e "Janelas do Alentejo" são alguns dos temas das ornamentações das ruas, na edição deste ano.
Os registos escritos mais antigos indicam que a ornamentação das ruas nas festas locais remonta a 1838, tendo passado a ter carácter bienal em 1998.
O programa dos festejos inclui, entre outras iniciativas, espectáculos musicais, de teatro, animação de rua, mostra de artesanato, actividades desportivas e uma corrida de toiros a cargo da Associação Tauromáquica Redondense.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Fotos: José Capitão Pardal

Sem comentários: