window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quarta-feira, maio 15, 2013

Mestre Rogério Ribeiro vai ser homenageado pela terra que o viu nascer


É já no próximo Sábado, dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, que a Câmara Municipal de Estremoz, vai homenagear a título póstumo o pintor estremocense Mestre Rogério Ribeiro.


Pelas 18 horas, será atribuída a uma rua da cidade de Estremoz, junto à antiga Estação de Caminho de Ferro, o topónimo "Mestre Rogério Ribeiro", numa selecção geográfica efectuada pela Comissão Toponímica. Deste modo, o pintor fica para sempre associado à terra que o viu nascer em 1930.
Meia hora mais tarde, pelas 18.30 horas, será inaugurada na Galeria Municipal D. Dinis, a exposição "Evocação e Memória. Pintura e Desenho de Rogério Ribeiro", na qual estarão expostos alguns dos seus trabalhos inéditos.
Unindo o dia de homenagem a um dos nomes maiores da cultura estremocense, com a celebração do Dia Internacional dos Museus, assinala-se também o 30.º aniversário da constituição do acervo de desenho, a que se chamou "Galeria de Desenho", a maior obra que o Mestre Rogério Ribeiro organizou e realizou em Estremoz, com a participação e auxílio de Armando Alves, Joaquim Vermelho, José Aurélio, Pedro Borges e Barros de Carvalho.
A organização do dia de homenagem é da Câmara Municipal de Estremoz, através do seu Museu Municipal, com a participação, em termos de comissariado, da família do homenageado.

Texto: Pedro Soeiro c/ Município de Estremoz | Imagem: DR

Sem comentários: