window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, maio 30, 2013

Escola Básica do Caldeiro vence edição de 2013 da Missão UP – Unidos pelo Planeta

A Escola Básica do Caldeiro, em Estremoz, venceu a edição de 2013 da “Missão UP – Unidos pelo Planeta”, projecto educativo desenvolvido pela Galp Energia. O “Caldeiro” deixou para trás 1719 escolas congéneres de todo o país, incluindo das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

De entre os cerca de três dezenas de trabalhos apresentados a concurso pelo “Caldeiro”, uns desenvolvidos no estabelecimento de ensino e outros em estreita colaboração com os encarregados de educação, destacam-se a “Cidade ecológica”, “Vela por óleo”, “Hotel de insectos”, “Um dia sem tecnologia”, “Movimento gera energia” ou “Pensar global, consumir local”.
Graças a esta vitória, a Escola Básica do Caldeiro irá ter direito a uma Auditoria Energética à escola e consequente instalação de soluções de energia mais eficientes, como por exemplo, no âmbito da iluminação, e de um sistema de monitorização dos consumos energéticos, instalado pela Galp Soluções de Energia, tudo num valor máximo de 10 mil euros. O estabelecimento de ensino estremocense será igualmente alvo de uma Auditoria de Segurança para todos os equipamentos de gás da escola, auditoria essa efectuada pelos serviços Galp Comfort, até um valor máximo de 7.500 euros. Faz ainda parte integrante do prémio a visita dos membros da Brigada Positiva vencedora a um edifício da Galp Energia, ou de um dos seus clientes, que seja uma referência na questão de eficiência energética e aplicação de produção de energia através de fontes renováveis, para além da oferta de 200 viagens, de um dia, ao parque temático “Kidzania”, incluindo transporte, refeições e entrada.
Os alunos membros da Brigada positiva vencedora irão receber um Kit de Mobilidade, compostos por bicicleta, capacete e mochila, até um valor máximo de 300 euros por unidade.
Os Professores Coordenadores das atividades da Brigada Positiva vencedora receberão um Grelhador a gás, modelo “CookSpot Grill”, e um aquecedor a gás “Hotspot”, enquanto que os pais e encarregados de educação dos alunos membros da Brigada Positiva vencedora irão receber Detectores de monóxido de carbono domésticos para os agregados familiares.
O segundo prémio do concurso vai para Caminha, para a EB de Loução, e o terceiro para Leiria, para o Colégio Conciliar Maria Imaculada. Vai ainda ser atribuída uma menção honrosa ao trabalho desenvolvido pelo Colégio Catarina de Bragança (Sintra). A cerimónia de atribuição dos galardões vai decorrer na próxima segunda-feira, dia 3, na “Kidzania”, em Lisboa.
A Missão Up - Unidos pelo Planeta é um projecto educativo desenvolvido pela Galp Energia, de abrangência nacional, dedicado à temática do consumo de energia, especificamente enfocado nas áreas de Fontes de Energia, Eficiência Energética, Mobilidade Sustentável e Pegada Energética.
Este projecto dirigiu-se às crianças dos 1.º e 2.º Ciclos, entre os 6 e os 12 anos, mas também aos seus Professores, Encarregados de Educação e Pais.

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: Jornal Brados do Alentejo . Jorge Manuel Pereira

Sem comentários: