window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, abril 15, 2013

Câmara de Alandroal vai restaurar três forais do concelho com quase 500 anos


Numa iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal de Alandroal, e integrada nas comemorações dos 500 anos dos três forais manuelinos do concelho, os referidos documentos vão ser alvo de restauro.

Em declarações à agência Lusa, João Grilo, Presidente do Município de Alandroal, explicou que a autarquia já está a estabelecer contactos com o Arquivo Nacional da Torre do Tombo para aferir se o restauro pode ser efectuado por esse organismo.
O autarca disse que "se não puder ser a Torre do Tombo a fazer o restauro, vamos procurar outras vias".
Este concelho alentejano possui os forais manuelinos de Alandroal, Terena e Juromenha e já deu, este mês, o "pontapé de saída" para as comemorações dos 500 anos dos documentos, as quais se prolongam até 2016.
"Normalmente, cada concelho tem um foral, mas nós temos três porque somos o resultado da aglomeração de três antigos concelhos", relatou João Grilo, explicando que este facto atribui à câmara "uma responsabilidade maior".
O autarca referiu que os exemplares que se encontram na posse da autarquia - os outros três originais estão no Arquivo Nacional -, "estão degradados, devido aos 500 anos de uso".
"São feitos de pergaminho e a capa é de madeira, revista a pele. Estão um pouco partidos, têm anotações em algumas páginas e, por isso, merecem um restauro para ficarem o mais próximo possível dos originais", justificou.
O objectivo, segundo João Grilo, é que o trabalho de restauro esteja terminado por alturas do "ponto alto" das comemorações, entre Outubro de 2014 e Outubro de 2015, quando os forais forem apresentados à população.
Além desta iniciativa, a câmara municipal vai também avançar com uma edição "fac-simile" conjunta dos três forais.
"Um especialista está a fazer a transcrição, para permitir ao comum dos cidadãos ler o que está nos forais, e vamos depois editar esta cópia conjunta dos originais", disse.
As comemorações dos 500 anos dos forais do concelho de Alandroal incluem também conferências e exposições sobre o tema, assim como recriações históricas, entre outras actividades.
Para assinalar esta efeméride, o município constituiu uma comissão para orientar a programação.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

Sem comentários: