window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, abril 15, 2013

Bruno Simões Castanheira vence Prémio Estação Imagem | Mora 2013

Foram divulgados na manhã do passado Sábado, dia 13 de Abril, os vencedores do Prémio Fotojornalismo Estação Imagem | Mora 2013. “Grécia, onde a crise económica criou uma catástrofe social” é o nome de uma reportagem, realizada em Atenas, em Setembro passado, sobre a situação económico-financeira em que está mergulhada a Grécia, e os problemas sociais que esta conjuntura provoca, que valeu a Bruno Simões Castanheira, a conquista do principal galardão do Prémio de Fotojornalismo 2013 Estação Imagem/Mora.

Atenas é uma cidade condenada que não consegue esconder a miséria. As manifestações violentas tornaram-se frequentes”, pode ler-se na ficha explicativa da reportagem.
No centro histórico de Atenas, descreve o fotógrafo, “há fome, pessoas sem-abrigo e muitas seringas no chão. Perto da Praça de Omonia, no coração da cidade, encontra-se o desespero de quem tudo perdeu”.
Para o autor, surge uma questão: “Serão estes os famigerados que viveram acima das suas possibilidades? A resposta é óbvia, num país obrigado a viver, desde 2009, com uma receita de sucessivas medidas de austeridade”.
O concurso, com outras sete categorias, para além do galardão principal, estreou-se em 2010 e, nesta quarta edição, inscreveram-se 167 fotojornalistas, que submeteram à apreciação do júri internacional, constituído por Elisabeth Biondi, Jim Casper, Maurício Lima e Paul Hanna, 492 reportagens.
A categoria em estreia este ano, “Assuntos Contemporâneos”, teve como primeiro classificado João Carvalho Pina, que assina a reportagem “Shadow of the Condor”. Em segundo lugar ficou Nelson Garrido, com “Home Less”, e em terceiro Patrícia de Melo Moreira, com “Crise Portuguesa”.
Em “Notícias”, o primeiro lugar foi para Pedro Nunes, com “A Crise Envergonhada”, enquanto Pedro Armestre ficou em segundo, com “Gurugú” e António Pedro Santos em terceiro, com “A Crise é o Maior 'Reality Show' do Mundo”.
Em “Série de Retratos”, o júri deu o primeiro prémio a Daniel Rocha, autor de “O desemprego tem um Rosto”, o segundo a “Forgotten”, de Mário Macilau, e o terceiro a “Os Anjos de S. Bartolomeu do Mar”, de Alfredo Cunha.
O primeiro lugar na categoria “Vida Quotidiana” coube a António Pedro Soares, com “Santa Filomena. Num Instante, a Casa Cai”, tendo o júri atribuído o segundo prémio a Augusto Brázio (“Estação de Brinches-Serpa”) e o terceiro a Pedro Elias (“Dead Taxi Drivers”).
Octávio Passos, com “Inferno na Ilha da Madeira”, ganhou o primeiro prémio em “Ambiente”, seguido de Gabriel Tizón, com “Vidas no Lixo”, e, em terceiro lugar, Pedro Armestre, autor de “Incêndios”.
“A Virgem Doida”, de Bruno Simão, foi a reportagem que ganhou “Arte e Espetáculos”, que só teve mais um galardoado, Paulo Pimenta, com “Aduela”, enquanto, na categoria “Desporto”, apenas foi premiado Daniel Rodrigues, por “Futebol Africano”.
Além de todas estas reportagens, foi ainda atribuída a Bolsa Estação Imagem 2013 a António Pedrosa, que vai desenvolver o projeto “Caça Grossa”, ao longo do próximo ano.
Dedicado exclusivamente à reportagem, o concurso é promovido pela associação Estação Imagem, com sede em Mora, e pelo município alentejano.
O anúncio dos vencedores decorreu no Auditório do Parque de Feiras e Exposições de Mora.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

Sem comentários: