window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quarta-feira, março 06, 2013

Vila Viçosa - 2013 volta a ser ano do Prémio Literário Florbela Espanca


O município de Vila Viçosa volta no ano de 2013 a promover o Prémio Literário Florbela Espanca, que vai distinguir, nesta edição, obras literárias inéditas de poesia, as quais podem ser apresentadas até 15 de Setembro.

A iniciativa, instituída em 1981, tem cariz bienal e, alternadamente, premeia obras de poesia e de ficção, que têm de ser inéditas e de expressão portuguesa, independentemente da nacionalidade do autor.
Este ano, divulgou a Câmara Municipal de Vila Viçosa, o prémio é dedicado à poesia e os textos têm de ser candidatados até 15 de Setembro, devendo ser entregues ou enviados para a Unidade Municipal de Desporto, Cultura e Turismo da autarquia.
Com este galardão, o município pretende promover, divulgar e apoiar actividades culturais de âmbito literário e, simultaneamente, homenagear a "grande poetisa" Florbela Espanca, natural de Vila Viçosa.
A obra que vier a ser premiada vai ser, depois, editada pela autarquia, numa primeira edição com uma tiragem de 500 exemplares, além de que o respectivo autor vai receber um prémio monetário no valor de 2.500 euros.
De acordo com o regulamento, poderão ainda ser atribuídas menções honrosas, se o júri assim o entender.
O júri para apreciação dos trabalhos vai integrar um elemento designado pela Assembleia Municipal e quatro outros elementos indicados pela Associação Portuguesa de Escritores.
Florbela Espanca, autora do "Livro de Mágoas", "Livro de Soror Saudade", "Charneca em Flor" ou "Juvenília", é considerada uma das mais brilhantes poetisas de língua portuguesa de todos os tempos.
A poetisa nasceu em Vila Viçosa, a 8 de Dezembro de 1894, tendo falecido em Matosinhos, na noite de 7 para 8 de Dezembro de 1930, com apenas 36 anos.
Florbela Espanca foi sepultada naquela localidade do norte do país, mas os seus restos mortais foram depois trasladados para o cemitério de Vila Viçosa.

Texto: Pedro Soeiro c/ Elvas.com.pt | Imagem: DR

Sem comentários: