window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, março 12, 2013

VIII Congresso Nacional dos Cientistas em Acção é já no inicio de Abril. Inscrições terminam sexta-feira.


Terminam já na próxima sexta-feira, dia 15 de Março, as inscrições para o VIII Congresso Nacional dos Cientistas em Acção.
Dando continuidade ao elevado empenho demonstrado pelos participantes, jovens cientistas e professores acompanhantes, nas edições anteriores, o Centro Ciência Viva de Estremoz promove nos dias 4, para os 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, no dia 5, para o 3.º ciclo do Ensino Básico, e no dia 6 de Abril, para o Ensino Secundário, o VIII Congresso Nacional dos Cientistas em Acção, onde se pretende que estudantes, acompanhados pelos seus professores, apresentem e comuniquem “Ciência ao Vivo”, com o intuito de compreender melhor o Planeta Terra e o seu dinamismo, valorizando e divulgando deste modo o trabalho prático e/ou experimental, e/ou laboratorial, que se realiza em contexto escolar.
Desenvolver o contacto e a partilha de ideias entre jovens cientistas, do ensino básico ao ensino secundário, é fundamental para que os cidadãos criem e desenvolvam atitudes e competências no campo das várias ciências experimentais, já que é neste contexto que se manuseiam materiais, se aprendem técnicas e se verifica como os processos naturais se desenrolam.
Os módulos/maquetas experimentais serão objecto de avaliação por parte de um júri de cientistas e professores, que terá em conta os seguintes critérios: Conteúdo Científico, Originalidade e Comunicação teórica e apresentação experimental.

Serão distinguidos os três melhores trabalhos por dia. No dia 4 de Abril, estará em disputa o prémio Galopim de Carvalho, destinado aos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, no dia 5 de Abril, o 3.º Ciclo do Ensino Básico lutará pelo prémio Dolomieu, enquanto que no dia final, 6 de Abril, o prémio António Ribeiro será disputado pelo Ensino Secundário.

Os prémios consistem na atribuição de apoios para materiais necessários à construção do módulo científico experimental.
Os apoios para materiais, são atribuídos ao(s) elemento(s) de cada grupo de jovens cientistas, assim como ao docente acompanhante e à instituição de ensino que representam.
Tendo em vista premiar o esforço, todos os participantes (alunos e professores) recebem um diploma. Caso o júri considere, poderá ainda haver a atribuição de menções honrosas a alguns dos trabalhos.
A lista de apoios, será divulgada oportunamente na página do Congresso.
As inscrições estão disponíveis em http://www.poloestremoz.uevora.pt/cientistas/form_tab.php. Para mais informações, os interessados devem consultar a página http://www.estremoz.cienciaviva.pt/destaques/congresso.asp.

Texto: Pedro Soeiro c/ Centro Ciência Viva de Estremoz | Cartaz: DR

Sem comentários: