window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quarta-feira, março 27, 2013

Turismo - Grande maioria dos hotéis do Alentejo vão estar com lotação esgotada na Páscoa

Convento do Espinheiro

Estão quase cheias ou com boas perspectivas de lotar, no fim-de-semana prolongado de Páscoa, as principais unidades hoteleiras do Alentejo. Há inclusivamente algumas unidades já lotadas, sobretudo com turistas portugueses.

Numa ronda efectuada pela agência Lusa, foi possível apurar que há oscilações entre os 50 e os 100% nas taxas de ocupação, mas são as unidades com mais estrelas que já estão lotadas ou quase e algumas esperam lotar, tendo em conta as reservas de última hora.
"Alentejo e Páscoa continua a ser um casamento perfeito", disse o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, referindo que, "em termos médios", a ocupação das unidades hoteleiras na região "ronda os 85%" e sobretudo com famílias portuguesas.
No entanto, "em termos globais", as reservas de última hora actualmente equivalem "a 30% das reservas" e, por isso, os hotéis que ainda estão com taxas de ocupação na ordem dos 50% "vão provavelmente esgotar" na Páscoa, admitiu.
Com as reservas de última hora "podemos ter uma Páscoa com unidades muito próximas da lotação esgotada, havendo algumas, sobretudo as de quatro e de cinco estrelas, já cheias", disse.
Por outro lado, as unidades com menos estrelas registam taxas de ocupação menores, o que "é natural e um efeito da crise na capacidade financeira da classe média", disse Ceia da Silva.
Em Évora, os hotéis de cinco estrelas, o Convento do Espinheiro e o M'AR De AR Aqueduto, já têm taxas de ocupação de 80% para o fim-de-semana de Páscoa, mas esperam esgotar com reservas de última hora.
O Évora Hotel, de quatro estrelas, está com uma ocupação de cerca de 70% e o Hotel Dom Fernando, de três estrelas, tem uma taxa de 80% e espera atingir 90% com reservas de última hora.
Nas unidades de Évora, a maioria das reservas é de portugueses, seguindo-se espanhóis, mas este ano nota-se uma "ligeira" redução de clientes do outro lado da fronteira.
No Baixo Alentejo, o Clube de Campo Vila Galé, perto de Beja, está lotado para o fim-de-semana de Páscoa e a maioria dos clientes são famílias portuguesas.
A Pousada de São Francisco, em Beja, regista uma taxa de ocupação média a rondar os 60% para o fim-de-semana, a maioria clientes portugueses, havendo alguns holandeses e alemães, mas espera esgotar com reservas de última hora.
O BejaParque Hotel, o único de quatro estrelas da cidade, está com uma taxa de ocupação de 50% para o fim-de-semana de Páscoa, sendo a maioria dos clientes famílias portuguesas e "cerca de 10%" espanhóis.
Os dois hotéis de três estrelas da cidade, o Melius e o Francis, estão com taxas de ocupação de 50% para o fim-de-semana, sendo a maioria dos clientes famílias portuguesas.
No distrito de Portalegre, para o fim-de-semana de Páscoa, o Hotel Castelo de Vide está com uma ocupação de 50%, que espera aumentar "significativamente", e a Pousada de Santa Maria, em Marvão, regista uma taxa de 97%.
No hotel rural Convento da Provença, em Portalegre, a taxa de ocupação está a 85%, com perspectivas de "lotação esgotada", com a clientela "dividida" entre portugueses e espanhóis.
No litoral alentejano, para o fim-de-semana de Páscoa, os empreendimentos Duna Parque e HS Milfontes Beach, em Vila Nova de Milfontes (Odemira), estão com lotação quase esgotada, mas para tal foi preciso baixar "consideravelmente" os preços.
A ocupação do Aqualuz Suite Hotel Apartamentos, em Tróia (Grândola), ronda os 75%, mas poderá chegar aos 100% se o tempo ajudar.
Em Sines, o Hotel Dom Vasco não espera uma ocupação além dos 60%, o que representa uma redução de 15% em relação ao ano passado.
Nestas unidades, a maioria dos clientes é portuguesa, embora haja reservas de estrangeiros, sobretudo ingleses e dinamarqueses, em Milfontes, e suecos, em Tróia.

Texto: Pedro Soeiro c/ Agência Lusa | Imagem: DR

Sem comentários: