window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quarta-feira, março 20, 2013

Fluviário de Mora celebra sexto aniversário com nova "casa" das lontras


Com a abertura de um novo habitat destinado às lontras, o Fluviário de Mora assinala no próximo sábado, dia 23 de Março, o seu sexto aniversário.

O novo Lontrário, que custou mais de 600 mil euros, foi desenvolvido durante os últimos dois anos, tendo sido comparticipado a 85% por fundos comunitários e o resto garantido pelo Município de Mora, proprietário do equipamento.
"O Fluviário renova-se "em grande", pois "temos uma nova "casa" para as lontras, um novo habitat, que demorou cerca de dois anos a ser construído", disse à agência Lusa o diretor do espaço, José Manuel Pinto.
A inauguração da obra vai ser o destaque das comemorações do sexto aniversário de um equipamento que foi pioneiro na Europa.
O novo espaço oferece "cerca de 200 metros quadrados" de área para as dez lontras do equipamento alentejano, ou seja, para as oito lontras asiáticas que já possui e também para o novo casal que vai passar a exibir, desta feita de lontras europeias.
O Fluviário vai continuar "a ter as oito lontras asiáticas que fazem as delícias dos visitantes", mas vai também "ter espaço" para "mostrar a lontra europeia, significativamente maior, não tão brincalhona, mas que faz parte daquilo que é a nossa biodiversidade", destacou José Manuel Pinto.
"Não é um "apartamento", é uma grande "vivenda", sendo que "uma parte desse habitat acolherá as lontras que temos no Fluviário e a outra vai acolher a lontra europeia", explicou.
No novo Lontrário, as espécies vão ter vários tipos de substrato à disposição, pequenos riachos, rochas e troncos de grande porte e 50 metros quadrados de plano de água.
Uma árvore fotovoltaica vai garantir energia limpa, com o disco dessa "espécie de obra de arte", com 18 metros de diâmetro, a proporcionar também sombra a quase todo o habitat ao longo do dia, referiu o director.
"Este habitat tem condições excepcionais" e, inclusivamente, possui "uma parte que é aquecida, com um sistema de aquecimento através do solo", o que "não é muito habitual ver em habitats desta natureza", realçou.
Quanto ao antigo habitat das lontras, adiantou José Manuel Pinto, vai ser adaptado para albergar "grandes monstros do rio, como lúcios, esturjões ou carpas" de grande porte, devendo as obras arrancar "ainda no primeiro semestre".
Além da abertura do Lontrário, o sexto aniversário do Fluviário de Mora vai ser comemorado com um conjunto de actividades radicais e lúdicas e com a entrega oficial do Prémio Jovem Cientista 2012.
O Fluviário de Mora abriu a 21 de Março de 2007, tendo recebido até ao momento mais de 675 mil visitantes.
O equipamento simula o percurso de um rio, desde a nascente até à foz, e acolhe 600 peixes de 70 espécies, além das lontras.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

Sem comentários: