window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sábado, março 16, 2013

Está na estrada a "Operação Ibiza". Acesso fronteiriço de Caia é um dos pontos de fiscalização da GNR. Mais de 150 autocarros com estudantes portugueses vão atravessar fronteira este fim-de-semana para férias.


Pelo menos 155 autocarros com estudantes portugueses deverão atravessar os principais acessos fronteiriços durante o fim-de-semana, para um período de férias em Espanha, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

De acordo com o capitão Marco Cruz, a GNR vai estar no terreno com a "Operação Ibiza", que visa desenvolver acções de fiscalização nos acessos fronteiriços de Vilar Formoso (Guarda), Caia (Portalegre) e Vila Real de Santo António (Faro).
"Nas três fronteiras estão previstos passar (embora a informação esteja sempre a ser actualizada) 155 autocarros, segundo apuraram os nossos núcleos do programa Escola Segura", indicou.
No entanto, o oficial da GNR fez questão de sublinhar que estes números fazem parte de um conjunto "muito reduzido para aquilo que vai ser a realidade" nos próximos dias.
A operação da GNR arrancou no dia de ontem, sexta-feira, e termina no domingo, dia 17 de Março, tendo como objectivo "prevenir a adopção de comportamentos de risco", nomeadamente o "tráfico e consumo de estupefacientes".
Esta operação vai ser desenvolvida em coordenação com a Guardia Civil de Espanha.
"Estabelecemos que a fiscalização é feita em parceria, no sentido de melhor e evitar que os jovens sejam fiscalizados num lado e no outro da fronteira", disse.
Além dos militares afectos aos destacamentos territoriais e de trânsito da GNR que vão estar no terreno, aquela força de segurança vai reforçar a sua acção na referida operação com militares da valência de investigação criminal.
No terreno vão estar ainda binómios cinotécnicos de detecção de droga, que incidirão a sua atenção nos veículos pesados de passageiros que circulem nos principais itinerários das fronteiras de Vilar Formoso, Caia e Vila Real de Santo António.
No mesmo período do ano passado a GNR fiscalizou 370 viaturas e foram detidas sete pessoas e apreendidos 113,6 gramas de haxixe e 1,8 gramas de cocaína.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: DR

Sem comentários: