window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sábado, março 23, 2013

Centro Ciência Viva de Estremoz vai receber o VII Encontro de Professores de Geociências do Alentejo e Algarve


O Centro Ciência Viva de Estremoz (CCVE) acolhe, nos próximos dias 5 e 6 de Abril, o VII Encontro de Professores de Geociências do Alentejo e Algarve, uma organização da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Geológico do Alentejo e Algarve (DPGA), que conta com o apoio incondicional do Centro Ciência Viva estremocense.

Estes encontros de Professores de Geociências tiveram início no ano de 2000 e têm vindo a colmatar uma necessidade formativa na área dos docentes das Geociências.
O VII Encontro concretiza-se numa acção de 16 horas, acreditada pelo Concelho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para os grupos de Matemática e Ciências da Natureza, de Geografia, de Física e Química e de Biologia e Geologia.
Apesar de ser uma formação essencialmente destinada a professores, também, são bem -vindos todos os outros interessados pela temática das ciências da Terra e do Ambiente…
O primeiro dia será dedicado à parte teórica. Na parte da manhã, Rui Dias, da Universidade de Évora e Director do CCVE, apresentará o tema “Tectónica de Placas: a evolução previsível de um planeta dinâmico”, João Mata, da Universidade de Lisboa, abordará “A evolução do planeta Terra à luz dos dados do magmatismo”, e Jorge Costa, da Universidade de Évora, falará sobre “Orogénese e metamorfismo: o caso da Zona de Ossa Morena”.
Após o almoço, prosseguem as dissertações, sobre “Darwin, a geologia e o paradoxo da biodiversidade”, por Carlos Marques da Silva, da Universidade de Lisboa, “A Terra vista do espaço: a detecção remota aplicada à cartografia”, por Lídia Quental, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, e “Recursos energéticos dos fundos marinhos”, por Luís Menezes, da Universidade de Aveiro.
Ao final da tarde, decorrerá a assembleia geral-ordinária da Associação DPGA.
No Sábado, dia 6, os professores terão actividades no laboratório e no campo. A açcão “Do Laboratório aos Afloramentos… Dos Pós às Rochas… 500 milhões de anos de História” será conduzida no laboratório por Rui Dias e a saída de campo será orientada por José Tomás de Oliveira.

Texto: Pedro Soeiro | Cartaz: DR

Sem comentários: