window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sexta-feira, março 22, 2013

Californiano Kenneth Hanson "sprintou" para a vitória na 3ª etapa da 31ª Volta ao Alentejo em Bicicleta.

O norte-americano Kenneth Hanson, da Team Optum, venceu ao sprint, na chegada a Mértola, a terceira etapa da 31ª Volta ao Alentejo, que começou na Vidigueira com ameaça de mau tempo. No entanto, o triunfo do californiano não beliscou a Camisola Amarela de Jasper Stuyven. O corredor belga da Bontrager Cycling Team terminou a tirada na quarta posição, com o mesmo tempo do vencedor. Nas contas finais, Stuyven conseguiu aumentar ligeiramente a vantagem para os mais diretos adversários: a catorze segundos está agora Chad Haga, colega de equipa do vencedor da etapa desta sexta feira, e a dezanove segundos Alejandro Marque, da formação portuguesa OFM/Quinta da Lixa.
A vitória do americano, que se diz encantado pelo vinho português, começou a desenhar-se apenas nos últimos momentos da etapa. A descida para Mértola foi feita a alta velocidade e com o pelotão agrupado. Nos derradeiros metros, Filipe Cardoso, da Efapel/Glassdrive, consegue ganhar alguma vantagem mas, a faltarem escassos 250 metros para a linha final, Hanson apostou tudo: “A chegada foi muito rápida, os meus colegas posicionaram-me bem para o sprint, tive sorte e ganhei”. Com os olhos postos nos resultados da equipa o americano reconhece: “Como temos o nosso colega Chad Haga na segunda posição da geral, temos de garantir que nada de mal lhe aconteça. Hoje foi um bom dia”.
No pódio da etapa mais longa da "Alentejana", 174,6 quilómetros em pleno Baixo Alentejo, nada de novo: Jasper Stuyven é “dono” da Camisola Amarela, mantém a Camisola Laranja, símbolo da Juventude e lidera também a classificação por Pontos, Camisola Verde. Numa etapa sem Prémios de Montanha, Daniel Silva, da Rádio Popular/Onda, veste uma vez mais a Camisola Grená, que premeia o melhor trepador.

Uma etapa frenética
Durante pouco mais de cinco minutos, a chuva e o granizo marcaram presença nos momentos que antecederam a partida do pelotão da “Alentejana”, na Vidigueira. Deu para assustar a caravana mas, quando os 136 corredores que alinharam à partida se fizeram à estrada, o mau tempo já estava esquecido e as palavras de ordem foram: atacar e perseguir. Sintoma disso são os 46 quilómetros atingidos na primeira hora de prova. O primeiro grupo a dar nas vistas formou-se antes da Meta Volante da Vidigueira, mas a fuga que poderia ter tido sucesso começou com o português Sérgio Ribeiro (Louletano/Dunas Douradas), quando faltavam 74 quilómetros para a chegada. O único homem em prova que já ganhou a “Alentejana” (foi o vencedor em 2006) ainda teve mais três companheiros de aventura. No entanto, nunca conseguiram mais de um minuto e meio de vantagem graças à acção da equipa Efapel/Glassdrive, que anulou a fuga a faltarem 10 quilómetros para a chegada. Os homens orientados por Carlos Pereira anularam a fuga e subiram ao pódio através de Filipe Cardoso, o melhor português em prova e segundo classificado na tirada desta sexta feira.

“Alentejana” à beira-mar
Com a entrada no fim-de-semana, a caravana da “Alentejana” aproxima-se do litoral. Este sábado, dia 23, o pelotão terá pela frente 153,3 quilómetros com partida marcada para a Avenida 25 de Abril, em Ourique, às 11.20 horas. Com Metas Volantes instaladas em Castro Verde, Aljustrel e Zambujeira do Mar, a quarta etapa irá terminar na Rua de Circunvalação, em Odemira, sem que o pelotão tenha enfrentado qualquer Prémio de Montanha.



Texto: Pedro Soeiro c/ Press Release PAD | Imagem: DR | Video: You Tube

Sem comentários: