window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

domingo, março 24, 2013

António Carvalho garante triunfo português no fecho da "Alentejana". Jasper Stuyven é o 31º a entrar na lista mítica de vencedores

Ao fim de cinco dias de competição na 31ª Volta ao Alentejo, a tradição mantém-se e a “Alentejana” soma um novo vencedor. O jovem Jasper Stuyven, da Bontrager Cycling Team é o trigésimo primeiro herói a inscrever o nome numa prova de grandes tradições em Portugal, organizada pela PAD e a CIMAA - Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. Os amantes do ciclismo tiveram ainda a oportunidade de assistir, neste último dia de prova, a mais uma vitória lusa em etapa. António Carvalho, da equipa LA Alumínios/Antarte, foi o mais forte na chegada a Santiago do Cacém, ao fim de 135,4 quilómetros realizados em circuito com início em Vila Nova de Santo André.
A tirada mais curta da edição 2013 da Volta ao Alentejo foi feita, uma vez mais, a alta velocidade desde o primeiro momento. Os segundos de bonificação das três Metas Volantes, instaladas em Vila Nova de Santo André, e os cinco Prémios de Montanha, em Santiago do Cacém, mantiveram a jornada emocionante para o muito público que aproveitou o Domingo para vir para a estrada aplaudir a caravana, que começou esta aventura no dia 20 de Março, em Castelo de Vide. Depois de quatro passagens pela linha final, o pelotão entrou nos últimos quilómetros a grande velocidade, primeiro pela acção da equipa OFM/Quinta da Lixa e depois pela Louletano/Dunas Douradas. Nos últimos 150 metros, António Carvalho, da LA Alumínios/Antarte atacou e triunfou ao sprint, deixando para trás Chad Haga, da Team Optum, surpreendido pelo poderio do Vice-campeão nacional de estrada, e Delio Fernandez, da OFM/Quinta da Lixa. O corredor português está especialmente agradecido à equipa de Paredes, comandada por Mário Rocha: “Desde o primeiro dia que me levaram sempre nas melhores condições para disputar a vitória na Volta ao Alentejo, que era um objetivo que eu trazia, que não consegui alcançar, mas estou satisfeito com esta vitória”, remata o jovem de 23 anos, de Sampaio de Oleiros.

“Adoro andar de bicicleta!” Foi assim que o mais recente vencedor da “Alentejana”, Jasper Stuyven resume a sua paixão pela modalidade. “Comecei aos 12 anos e fui sempre aumentando a exigência no meu trabalho”. Aos 20 anos, o jovem belga começa já a pensar nos próximos passos: “Procurar uma equipa maior”. Esta foi a primeira grande vitória numa competição por etapas e Stuyven reforça o trabalho da formação Bontrager Cycling Team desde o primeiro dia: “Embora hoje não estivesse muito bem, a subida final foi muito difícil, mas fico muito contente por ter alcançado este triunfo.” Stuyven teve a companhia dos pais durante a “Alentejana”, que ainda o viram receber a Camisola Laranja “RTP”, símbolo da Juventude, e a Camisola Verde “CA Seguros”, dos Pontos.
A etapa deste Domingo revestia-se de particular importância na decisão do melhor trepador, com cinco Prémios de Montanha, a coincidir com o risco de meta. O português Daniel Silva, da Rádio Popular/Onda, partia com dois pontos de vantagem sobre Karel Hnik, da Etixx/Ihned. Mas o checo teve uma estratégia muito controlada e ganhou quatro dos cinco Prémios de Montanha, envergando no pódio final a Camisola Grená “Vidigueira Cidade do Vinho 2013”. Nas contas finais da 31ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola Costa Azul, destaque ainda para a formação portuguesa OFM/Quinta da Lixa, melhor equipa em prova.


Texto: Pedro Soeiro c/ Press Release da PAD | Imagem: DR | Video: You Tube

Sem comentários: