window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

domingo, março 17, 2013

31ª Volta ao Alentejo em Bicicleta - 2ª etapa passa em Estremoz

A 2ª etapa da Volta ao Alentejo em Bicicleta 2013, que se disputa no próximo dia 21 de Março, quinta-feira, vai passar por Estremoz. A tirada, que se inicia em Sousel e termina em Portel, após mais de 172 quilómetros pelas estradas alentejanas, tem passagem prevista pela cidade do Gadanha, a partir das 11.50 da manhã.
Os ciclistas têm saída da vila do distrito de Portalegre agendada para as 11.20 horas, passagem pela Venda da Porca, às 11.42, e chegada a Estremoz, mais concretamente à Rotunda do Mármore, pelas 11.50. Na rotunda, o pelotão da "Alentejana" vai virar à direita, em direcção à Estrada Nacional 4, e posteriormente à esquerda, em direcção a Borba, onde passarão pelas 12.12 horas. Vila Viçosa também está no mapa da etapa. Pelas 12.21 horas, os corredores estarão a passar pela Meta Volante (MV) instalada na Avenida Bento de Jesus Caraça, na vila calipolense.
Bencatel, Redondo, onde está colocada outra MV, Falcoeiras, Caridade, Reguengos de Monsaraz, onde está instalada a 3ª e última MV, São Pedro do Corval, Monsaraz, onde a grande dificuldade da etapa está instalado, em forma de Prémio de Montanha de 3ª Categoria, e Póvoa de São Miguel, são outras localidades que fazem parte do itinerário da 2ª etapa da 31ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta.
A chegada está prevista para as 15.48 horas, em Portel, onde a meta está instalada na Rua da Vidigueira.
A 31.ª Volta ao Alentejo, que terá partida em Castelo de Vide e chegada em Santiago de Cacém, corre-se de 20 a 24 de Março, vai ter um pelotão de 149 corredores, um total de 19 equipas (10 portuguesas e 9 estrangeiras), e cinco etapas.
A "Alentejana" vai decorrer em "contraciclo" com outras provas nacionais de ciclismo deste ano, que diminuíram a duração, já que vai ter mais um dia de competição e retomar o figurino de cinco etapas.
Do lote de equipas portuguesas seis são do escalão continental (Carmin-Tavira, Rádio Popular-Onda, LA Alumínios-Antarte, Efapel-Glassdrive, Louletano-Dunas Douradas e OFM-Quinta da Lixa) e quatro de clubes do escalão sub-23 (Cartaxo-CC JM Nicolau, Anicolor-Mortágua, Liberty Seguros-Santa Maria da Feira-KTM e Maia-Bicicletas Andrade).
Do estrangeiro, virão oito do escalão continental (as norte-americanas Bontrager Cycling Team e Team Optum, as holandesas Cycling Team The Rijke-Shanks e Rabobank Development Team, a polaca Bank BGZ Team, a lituana Alpha Baltic-UnityMarathons.com, a checa Etixx-Ihned e a russa Lokosphinx) e uma do escalão sub-23 (a britânica Zappi's Pro Cycling Team).
Na edição deste ano da "Alentejana", considerada "danada" e "um fenómeno internacional", porque ainda nenhum corredor conseguiu vencê-la duas vezes, da lista de inscritos apenas Sérgio Ribeiro, vencedor em 2006 e o último português a consegui-lo, pode fazer história. O corredor natural de Matosinhos, nesta temporada enverga as cores do Louletano/Dunas Douradas.
A 31ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola Costa Azul é uma organização conjunta da PAD e da CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central com o patrocínio do Crédito Agrícola da Costa Azul, CA Seguros, Vidigueira Cidade do Vinho 2013, RTP, EDP, KIA, Delta Cafés, INATEL, Rádio Renascença, Sociedade Comercial do Vouga, CISION, ADWAY e Instituto Geográfico do Exército e o apoio dos municípios de Castelo de Vide, Marvão, Sousel, Portel, Vidigueira, Mértola, Ourique, Odemira, Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de V. Nova de Stº André, bem como, a ERT do Alentejo, ERT do Alentejo Litoral e a CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Texto: Pedro Soeiro | Mapa e Altimetria: www.pad.pt

Sem comentários: