window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quinta-feira, janeiro 24, 2013

Sítio Arqueológico de Santa Vitória do Ameixial vai ganhar nova vida


Foi aprovado por unanimidade, em reunião do Executivo da Câmara Municipal de Estremoz, realizada no dia de ontem, quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a minuta do Protocolo para a Gestão e Dinamização do Sítio Arqueológico de Santa Vitória do Ameixial.

O referido protocolo, que será assinado pela Câmara Municipal de Estremoz (CME), pela Junta de Freguesia de Santa Vitória do Ameixial (JFSVA) e pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), estabelece a forma de cooperação entre as três entidades quanto à gestão e dinamização do "Sítio Arqueológico de Santa Vitória do Ameixial" e em relação à salvaguarda, valorização, divulgação e fruição pelo público do património arqueológico e arquitectónico do Município de Estremoz.
No presente protocolo, a DRCA compromete-se a disponibilizar um responsável técnico e supervisor cientifico para apoio às actividades a realizar nas ruínas de Santa Vitória do Ameixial, bem como a fornecer conteúdos para a area interpretativa, assim como para os materiais de divulgação produzidos pela CME ou pela JFSVA. A DRCA colaborará ainda, através do referido técnico, em projectos de salvaguarda e valorização do património arquitectónico e arqueológico do Município de Estremoz, e na realização de projectos e acções de sensibilização publica no domínio do património.
A CME compromete-se a assegurar, em cooperação com a DRCA e a JFSVA, o funcionamento corrente do sítio arqueológico, garantindo os meios necessários à conservação das ruínas de Santa Vitória do Ameixial. Será ainda responsabilidade da CME, a dinamização e animação das ruínas de Santa Vitória do Ameixial, em articulação com o Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho, através da valorização e divulgação dos espólios arqueológicos daquele sítio e da realização de actividades como exposições, visitas temáticas ou educativas.
Por fim, no protocolo é referido que a JFSVA se compromete a disponibilizar um espaço que servirá de área de acolhimento aos visitantes das ruínas, e que simultaneamente servirá de espaço interpretativo. É ainda responsabilidade da JFSVA, assegurar os meios necessários à manutenção corrente das ruínas e do espaço de acolhimento e centro interpretativo, de modo a permitir a sua regular abertura ao público.
O protocolo para a Gestão e Dinamização do Sítio Arqueológico de Santa Vitória do Ameixial entrará em vigor, por tempo indeterminado, na data da sua assinatura.

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: DR 

Sem comentários: