window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, janeiro 21, 2013

Restaurante "Cadeia Quinhentista" recebe Menção Honrosa nos Prémios do Turismo do Alentejo


O Fluviário de Mora foi o palco escolhido para a cerimónia de entrega dos Prémios do Turismo do Alentejo 2012. O espaço de restauração estremocense "A Cadeia Quinhentista" foi um dos galardoados da tarde do passado sábado. O restaurante gerido por João Simões recebeu uma Menção Honrosa na categoria de Melhor Gastronomia.

Os prémios anuais da Turismo do Alentejo, ERT, já vão na sua terceira edição, e segundo resumiu Ceia da Silva, presidente daquele organismo, é "fundamental" premiar a "qualidade e a excelência" do trabalho no sector turístico na região, sobretudo na altura de crise que o país atravessa. "Um factor essencial em tudo na vida é a questão da motivação e, portanto, termos estímulos em relação ao nosso trabalho e sentirmos que é reconhecido e premiado, ainda mais em tempos de crise, é fundamental", argumentou. A Turismo do Alentejo, segundo Ceia da Silva, pretende "reconhecer e premiar o mérito, estimular o empreendedorismo e agradecer aos empresários e às autarquias pelo trabalho que realizam na dinâmica turística" da região. Os prémios, acrescentou, traduzem ainda um "apelo ao futuro" para "continuar o trabalho de excelência e de qualidade, porque os destinos turísticos fazem-se por estes pormenores".
Os Prémios do Turismo do Alentejo 2012, que "visam distinguir projectos e pessoas que se destaquem pelo seu contributo no desenvolvimento do turismo na região", tiveram este ano sete categorias a concurso (Melhor Projecto Público, Melhor Evento, Melhor Gastronomia, Melhor Animação Turística, Melhor Enoturismo, Melhor Turismo Rural e Melhor Empreendimento Turístico), disputadas por 57 projectos, tendo ainda sido atribuídos três galardões extra-concurso.
Nos galardões extra-concurso, o Prémio Especial Turismo do Alentejo foi conquistado pelo município de Elvas, pela "Candidatura das fortificações da cidade a Património da Humanidade", aprovada em Julho pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O Prémio Comunicação Alentejo foi entregue ao suplemento "Fugas", do jornal Público, e à revista espanhola "Condé Nast Traveler".
Noel Josephides, do operador turístico britânico Sunvil Discovery, e Paulo Machado, do Turismo de Portugal no Brasil, foram distinguidos com o Prémio Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.
Quanto às categorias a concurso, a "Valorização das Ruínas Romanas de Tróia" foi eleita Melhor Projecto Público, com menção honrosa para o "Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros".
O "L´AND & Vineyards", em Montemor-o-Novo, foi eleito Melhor Empreendimento Turístico, enquanto o prémio de Melhor Turismo Rural foi repartido entre a "Imani Country House", em Guadalupe (Évora) e o "Monte do Giestal", em Abela (Santiago do Cacém), cabendo à "Herdade do Esporão", em Reguengos de Monsaraz, o título de Melhor Enoturismo.
Melhor Evento foi o "Festival Músicas do Mundo de Sines", sendo também entregues três menções honrosas: "Festas do Povo de Campo Maior", "Festival do Crato - Feira de Artesanato e Gastronomia" e "Festa do Castanheiro e Feira da Castanha".
O restaurante "D. Joaquim", em Évora, recebeu o prémio Melhor Gastronomia, categoria que também premiou "A Cadeia Quinhentista", como acima referimos. 
A Melhor Animação Turística ficou na posse da reserva animal "Monte Selvagem", em Montemor-o-Novo, com menções honrosas para a "Carvalhal Surf School" e o projeto "Um Dia no Campo".

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA | Imagem: www.cincoquartosdelaranja.com

Sem comentários: