window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, janeiro 29, 2013

Os melhores filmes de 2012 passaram, ou estão agendados para breve, no Teatro Bernardim Ribeiro... E o cinema 3D está a chegar!

Foi em Setembro de 2011 que a Câmara Municipal de Estremoz converteu o sistema de projecção de cinema de analógico para digital.
O investimento efectuado pela autarquia estremocense permitiu melhorias ao nível da qualidade de imagem e som dos filmes, bem como a possibilidade de chegarem a Estremoz as películas mais recentes, em média, somente um mês após a estreia em território nacional.
Passados sensivelmente 16 meses desde que essa conversão teve lugar, já passaram pelo Teatro Bernardim Ribeiro mais de 11 mil amantes da sétima arte, sendo que, e segundo contas feitas pela edilidade, o número de espectadores nas sessões de cinema do Bernardim Ribeiro duplicou. Para este acréscimo de espectadores, muito contribuiu a melhoria na qualidade de imagem e som oferecida, mas também a selecção dos filmes agendados. Senão repare-se:  dos nove filmes nomeados para os Óscares, na categoria de "Melhor Filme", cinco deles já passaram, ou estão agendados para breve (Lincoln, A Vida de Pi, Os Miseráveis, Django Libertado e Amor). Dos cinco filmes nomeados para "Melhor Longa Metragem de Animação", já rodaram todos na emblemática sala de espectáculos estremocense (Brave – Indomável, Frankenweenie, Os Piratas, Força Ralph e Paranorman).

O cinema em Estremoz é ainda totalista nas categorias de "Melhor Direcção Artística" (Anna Karenina, O Hobbit: Uma Viagem Inesperada, Os Miseráveis, A Vida de Pi e Lincoln), "Melhor Fotografia" (Anna Karenina, Django Libertado, A Vida de Pi, Lincoln e 007 Skyfall), "Melhor Guarda-Roupa" (Anna Karenina, Os Miseráveis, Lincoln, Espelho Meu, Espelho Meu! Há Alguém Mais Gira do que Eu e Branca de Neve e o Caçador), e "Melhor Caracterização" (Hitchcock, O Hobbit: Uma Viagem Inesperada e Os Miseráveis).

Olhando para a lista total de filmes nomeados para a edição deste ano dos Óscares de Hollywood, equivale a dizer que Estremoz e o seu cinema recebeu 57 nomeações.

Ainda durante este ano está prevista a instalação do sistema digital de cinema 3D, o que permitirá o acesso a mais um recurso tecnológico no Teatro Bernardim Ribeiro, possibilitando aos espectadores desfrutar das mais recentes experiências visuais cinematográficas.

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: DR

Sem comentários: