window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, janeiro 01, 2013

Museu dos Cristos vai ser criado em Sousel com cerca de 1500 figuras


O Museu dos Cristos, com cerca de 1500 figuras, vai ser criado no Centro Cultural de Sousel, devendo a primeira fase do espaço museológico abrir em 2013, revelou o presidente do município, Armando Varela. 
O autarca explicou à Lusa que o antigo Museu dos Cristos, que esteve instalado entre Estremoz e Borba, vai renascer em Sousel, num projecto museológico já aprovado e que vai integrar o espólio do antigo museu, adquirido há 22 anos pelo município de Sousel.
Armando Varela adiantou que a câmara vai investir cerca de 300 mil euros em equipamento para a instalação da primeira fase do museu, que deverá ficar concluído em 2014. 
Segundo o autarca, desde 2009, já foram efectuadas 10 exposições em Sousel com as figuras de Cristo da colecção do município.
O Museu dos Cristos vai integrar "imagens das mais variadas tipologias, proveniências e épocas", sobretudo crucifixos. 
De acordo com o autarca, a colecção das figuras de Cristo está preservada e já foi efectuada a sua classificação e catalogação por uma equipa de especialistas contratados para o efeito. 
O processo de instalação do museu ganhou forma através do trabalho desenvolvido pelo professor e investigador Rafael Calado, o primeiro director do Museu Nacional do Azulejo, com uma actividade de destaque nas áreas da azulejaria e cerâmica, que morreu há seis anos. 
A Câmara Municipal de Sousel adquiriu a colecção de imagens de Cristo, em Fevereiro de 1990, à família Lobo, herdeiros de Venceslau Lobo, que foi comerciante de antiguidades e que criou o denominado Museu dos Cristos.
O espólio do museu foi sendo agrupado ao longo dos anos pelo antiquário Venceslau Lobo e esteve exposto ao público nas suas instalações junto à Estrada Nacional 4, entre Estremoz e Borba. 
O acervo do Museu dos Cristos é constituído por peças de diferentes épocas, algumas raras, a maioria adquiridas em Portugal e outras em Espanha, incluindo figuras provenientes de diversos países do mundo. 
O museu esteve quase a ser vendido a um cidadão estrangeiro e, na altura, a autarquia de Sousel, presidida pelo social-democrata Torres Pereira, conseguiu adquirir o património cultural, impedindo a sua saída de Portugal. 
O município de Sousel já tinha desenvolvido vários projectos para a instalação do museu, que não foram concretizados.
Com o novo museu, a autarquia pretende também desenvolver o turismo cultural no concelho.

Texto: LUSA | Imagem: DR

Sem comentários: