window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, janeiro 21, 2013

Faleceu o artesão estremocense Januário Coradinho


Estremoz ficou mais pobre. Faleceu hoje, aos 80 anos, no Hospital do Espírito Santo, em Évora, o artesão estremocense Januário Coradinho.

"Januário António Almeida Coradinho nasceu a 9 de Dezembro de 1932, no Monte do Januário, Freguesia de Santa Maria (Estremoz).
Frequentou a escola da Estação do Ameixial, e fez a quarta classe na Escola Masculina que funcionava no edifício onde hoje está instalado o Museu Municipal.
Com 13 anos, não quis estudar e saiu da escola. Começou a trabalhar numa oficina de fundição. Mas, aos 16 anos deixou a oficina para fazer uma temporada de ceifa, trabalho mais duro mas que o deixava mais bem disposto pois tinha como colegas muitos rapazes e raparigas da sua idade.
Entre os 16/ 17 anos foi criado de servir, ganhava 150$00 (cerca de 0.75€) por mês mais alimentação e dormida. Algum tempo depois foi para a Quinta do Pimentel para criado “grave” (fino), onde tinha como tarefas trabalhos mais leves como carregar a água para a casa, amassar e cozer o pão, para além de ter o privilégio de fazer as refeições na cozinha dos patrões.
Em Abril de 1953 foi chamado para cumprir o serviço militar obrigatório. Quando saiu da tropa ainda regressou para a Quinta do Pimentel, mas em 1957 saiu para trabalhar nas pedreiras onde esteve pouco tempo, pois teve uma proposta para ir trabalhar para a câmara. Pediu opinião à mãe, que o aconselhou a aceitar por se tratar de um trabalho mais seguro. O que não se revelou. Pois poucos dias após estar no novo emprego caiu de cima de uma camioneta e esteve hospitalizado quase um mês.
Em 1958 entra no quadro da câmara onde trabalhou 30 anos. Era cantoneiro e o Dr. Rosado, presidente da câmara na altura, ia-o chamando, quando necessário, para trabalhar na criação do novo museu e em escavações, até que foi nomeado para técnico auxiliar de museografia.
Januário foi sempre homem de grandes habilidades, e ao longo dos anos foi fazendo pequenos trabalhos, muitos deles por incentivo do Prof. Joaquim Vermelho, com quem trabalhou no Museu Municipal de Estremoz. Existem ainda hoje, no museu, muitos objectos decorativos e expositores idealizados pelo Prof. Vermelho e que foram concretizados pelo Sr. Januário. (...)"

Entretanto, num espaço da sua casa, ao Arco de Santarém, abre uma oficina de restauros. Ali entretêm-se também a fazer peças de arte pastoril e de arame. Dada a sua qualidade, é convidado a participar na Feira de Artesanato, a qual frequenta durante mais de 20 anos. Fez-se também representar na primeira edição da EncontrArtes.
Em 2008, expondo a sua fantástica colecção de ferros de engomar antigos no Centro Cultural, o Museu fez-lhe uma pequena e sentida homenagem, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a esta instituição.
Depois desta homenagem, abre a visitas ao público a sua antiga oficina de Restauros, para mostrar a colecção de ferros de engomar e algumas peças de artesanato.
Na exposição "Homenagem dos artesãos de Estremoz a Joaquim Vermelho", em 2012, colabora com o Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho, pela última vez.
Até sempre Senhor Januário...

Texto: Pedro Soeiro c/ blogue do Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho | Foto: DR

Sem comentários: