window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, janeiro 15, 2013

Évora - Kemet recua em despedimento coletivo e deslocalização de parte da produção


O Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas (SIESI) considerou que os trabalhadores da Kemet Electronics somaram uma importante vitória, isto depois da multinacional norte-americana  ter anulado o despedimento coletivo que tinha anunciado na sua fábrica em Évora.

Em declarações à TSF, um dirigente deste sindicato explicou que a luta dos trabalhadores desta empresa foi fundamental para que a Kemet Electronics recuasse no despedimento de 154 funcionários e na deslocalização de parte da produção para o México.

Paulo Ribeiro explicou que o sindicato recebeu um fax da empresa dando conta que “dava sem efeito o processo de despedimento colectivo” iniciado em Novembro.
Íamos ter a quinta reunião com a administração na próxima sexta-feira em que iríamos contestar os fundamentos e os critérios que a empresa vinha a invocar para fazer este despedimento colectivo”, acrescentou.
Este dirigente sindical sublinhou ainda o “apoio” e a “mobilização” dos trabalhadores desta empresa, que envolveu uma ida à Assembleia da República e conversas com os grupos parlamentares.
A empresa teve de arrepiar caminho e veio agora dizer que não é o timing e que vai repensar”, acrescentou Paulo Ribeiro.
O delegado sindical e dirigente do SIESI, Hugo Fernandes, revelou à agência Lusa que o documento “deixa no ar a hipótese” de a multinacional “desencadear um novo processo” de despedimento colectivo, “noutra altura”.
O delegado sindical disse, pois, que vai exigir à administração da fábrica “uma reunião o mais breve possível”, para informar os trabalhadores sobre quais as perspectivas da actividade da unidade fabril para o futuro.
A Lusa contactou a administração da fábrica de Évora da Kemet Electronics, mas nenhum responsável se mostrou disponível para confirmar a decisão de suspender o despedimento colectivo ou para prestar declarações.
A administração da unidade alentejana tinha informado os sindicatos, no final de Novembro, sobre a sua intenção de avançar com o despedimento colectivo de cerca de metade dos trabalhadores, num total de 154, e deslocalizar a produção de condensadores de tântalo para o México.
Os trabalhadores já tinham agendado uma greve para quinta e sexta-feira desta semana, contra o despedimento colectivo, tendo o sindicalista revelado hoje que o pré-aviso se mantém.
Os funcionários, disse, vão reunir em plenário na primeira hora do turno, nesses dois dias, para discutir qual será a sua posição perante a decisão da administração.
A fábrica de Évora da Kemet Electronics, que emprega cerca de 320 trabalhadores, produz condensadores de tântalo para telemóveis e para a indústria automóvel.

Texto: Pedro Soeiro c/ LUSA e TSF | Imagem: DR

1 comentário:

Anónimo disse...

Ativismo linguístico ou orgulho serôdio do tipo velho do Restelo?