window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Domingo é inaugurada no Centro Cultural a VI Exposição de Presépios de Artesãos de Estremoz


O Centro Cultural de Estremoz recebe a partir do próximo domingo, 9 de dezembro, a VI Exposição de Presépios de Artesãos de Estremoz.
Trata-se da sexta edição de uma mostra anual de presépios, realizados por artesãos de Estremoz, e que é já um sucesso, quer pelo número de participantes mas também pelo número de visitantes. Com esta exposição, a Câmara Municipal de Estremoz pretende recuperar uma tradição bem portuguesa, na qual esta cidade teve um papel importante na sua dinamização no Alentejo, marcando o calendário festivo na região.
Hoje em dia, são dezenas os artesãos locais que dedicam uma parte do ano à produção de peças representativas da cena da natividade, utilizando as mais diversas matérias-primas, contrapondo a tradição em que apenas os barristas se dedicavam à arte dos presépios.

Presentes na mostra estarão os trabalhos de Afonso Ginja, António Moreira, Carlos Alves, Célia Freitas e Miguel Gomes, Duarte Catela, Fátima Borralho, Fátima Lopes, Francisca Carreiras, Guilhermina Maldonado, Irmãs Flores, Isabel Pires, Jorge Cecílio, José Vinagre, Manuel Miranda, Manuel Serrano, Maria José Camões, Maria Luísa Conceição, Perfeito dos Santos Neves, Ricardo Fonseca, Roberto Carreiras, Valter Cavaco e Zulmira Cavaco.

A exposição decorrerá até 5 de Janeiro, com entrada gratuita, havendo atividades educativas (mediante marcação através do mail animacao.museu@cm-estremoz.pt), relativas à tradição presepista de Estremoz.

Texto: Pedro Soeiro c/ Câmara Municipal de Estremoz | Cartaz: DR

Sem comentários: