window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, dezembro 18, 2012

Decorreu ontem, na Igreja dos Congregados, a cerimónia de lançamento do livro que relata a história de vida do Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide

Cinco estrelas! Numa cerimónia em que tudo correu na perfeição, foi ontem, domingo, na Igreja dos Congregados, em Estremoz, lançado o livro "Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide - Um contributo para a sua história e o seu trabalho cultural", um livro que relata a história do Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide desde antes do seu nascimento até aos dias de hoje.
Desde a sua fundação, no já longínquo ano de 1930, até aos dias de hoje, em pleno Século XXI, o Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide teve 13 maestros. Actualmente é dirigido pelo Professor Edgar Saramago. Como não podia deixar de ser, esta cerimónia iniciou-se com a música,  num momento musical a cargo do Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide, em que foram cantados vários temas de Natal, numa clara alusão à época que atravessamos.
Depois de apresentada a mesa de honra da cerimónia, composta pelo Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Filipe Mourinha, pela Presidente da Assembleia Geral do Orfeão de Estremoz, Maria da Luz Carapeta Dias Alves, pelo autor do livro, Luís Parente, pelo autor do prefácio do livro, António Júlio Rebelo, pela Presidente da Direção do Orfeão de Estremoz, Beatriz Vermelho, e pela Tesoureira do Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide, Maria Emília Pontes dos Santos, usou da palavra o autor do livro, Luís Parente.

Luís Parente foi, em 2010, convidado para escrever um livro sobre a história do Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide. Quase de imediato, aceitou o desafio. O espólio, quer documental, quer fotográfico, quer artístico, do Orfeão foi percorrido de fio a pavio. A memória e as recordações de seu tio foram peças fundamentais para a elaboração deste livro. Foram meses de muito trabalho, mas valeu a pena. "Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide - Um contributo para a sua história e o seu trabalho cultural" é um livro escrito sem acordo ortográfico e sem recurso a palavras "eruditas".
Este livro tem 286 páginas divididas em 12 capítulos. 286 páginas de história de uma colectividade com 82 anos de vida. Tudo o que tem relevância saber sobre a instituição fundada por Artur Augusto Assunção e pelo Maestro José António de Lima está escrito nestas 286 páginas. Depois de usar da palavra Luís Parente, foi feita a apresentação de “Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide - Um contributo para a sua história e o seu trabalho cultural”, pelo autor do prefácio, António Júlio Rebelo. 
Com o lançamento deste livro está concretizado um sonho, um sonho do Professor Joaquim José Vermelho e da sua irmã, Beatriz Vermelho. Foram lidas umas breves palavras que a Presidente do Orfeão, Beatriz Vermelho escreveu, mas que por motivos de saúde da mesma, foram lidas pela tesoureira do Orfeão de Estremoz, Maria Emília Pontes dos Santos.
Antes de ser concluída esta cerimónia, foram lembrados todos os poetas que trabalharam para o Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide. Foram lidos, por elementos que compõem o Orfeão de Estremoz, poemas da autoria de Maria Antónia Martinez, Maria de Santa Isabel, Padre Carmo Martins, Guilhermina d’Avelar, Maria Luzia Margalho, Maria Guiomar Ávila, António Simões, Manuel Xarepe e Joaquim Vermelho. O som do violino acompanhou a leitura dos poemas. A interpretação musical esteve a cargo da Professora de Violino da Escola de Música, Tamara Torres.
Se a música abriu a cerimónia, tinha de ser com a música que a mesma iria terminar. O Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide interpretou "Acordai", um poema de José Gomes Ferreira, na música de Fernando Lopes Graça.
Após a cerimónia, e por entre as muitas dedicatórias que iam escrevendo em diversos exemplares de “Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide - Um contributo para a sua história e o seu trabalho cultural”, os mentores deste projeto foram cumprimentados pelas muitas pessoas que assistiram a este acto tão nobre na vida da instituição, sendo visível nos rostos de Beatriz Vermelho e Luís Parente, o sentimento do dever cumprido.

Texto: Pedro Soeiro | Cartaz: DR

1 comentário:

Luís Parente disse...

Obrigado amigo Pedro!!! Um forte abraço!!