window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

sexta-feira, setembro 21, 2012

Vila de Cano comemora 500 anos do Foral concedido por El Rei D. Manuel I

Será já no próximo sábado, 22 de setembro, que a vila de Cano vai comemorar a passagem dos 500 anos sobre a concessão do Foral a esta vila do concelho de Sousel, concessão essa decretada por El Rei D. Manuel I .
As comemorações deste dia festivo iniciam-se logo pelas 10 horas, com uma sessão de abertura que decorrerá na sede da Junta de Freguesia. O Campo de Jogos Tradicionais, no Rossio, receberá pelas 10.30 horas, uma demonstração de Jogos Medievais, enquanto que, pelas 11.30 horas, será celebrada uma Missa na Igreja Matriz. 
No período da tarde, pelas 15 horas, será inaugurado o Centro Cultural de Cano. Será neste novo espaço de cultura da vila onde terá lugar uma palestra sobre "A História da Vila de Cano", por João Richau, que posteriormente lançará o livro de sua autoria "A Fundação". 
Às 17 horas, acontecerá um desfile pelas ruas da vila, seguido de um Baile Medieval, que contará com a participação da Escola de Dança Silvina Candeias, da Associação de Bombos Gentes de Rondão, das crianças da escola de Cano, do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cano, entre várias outras participações.    
Pelas 18 horas, será recriada a entrega da Carta de Foral e demonstração de ofícios, seguido do Banquete Real, composto por sopa e porco assado no espeto. Quando forem 20.30 horas, regressa o Baile Medieval, com a participação de todos os que compareceram no desfile, para além de todo o povo.
Esta é uma organização da Junta de Freguesia de Cano, que conta com a colaboração dos municípios de Sousel, Monforte, e Avis, do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cano, da Associação Cultural e Desportiva de Cano, do Grupo Motard Cavaleiros do Álamo, da Associação de Caçadores de Cano, da Associação Cultural Estrela de Talentos, da Conferência de São Vicente de Paulo, da Associação THC - Tempos à Cano, do Teatro de Portalegre e da Escola EB 2,3 PAdre Joaquim Maria Fernandes.
A entrada é livre.

Texto: Pedro Soeiro | Cartaz: DR 

Sem comentários: