window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

segunda-feira, abril 16, 2007

Ciclo "Palestras do Matadouro"


LEITURAS REPARTIDAS - Falar de Buzzati, passar pelo Sacrilégio.

É o título duma palestra a proferir pelo Dr. Júlio Rebelo, mediante convite formulado pela Associação Filatélica Alentejana, no próximo sábado, dia 21 de Abril, pelas 17 horas, no Centro Cultural Dr. Marques Crespo, em Estremoz. A palestra integra-se no ciclo "Palestras do Matadouro" iniciado em 2006 e sobre ela nos diz o palestrante:
Sem querer ser fatigante proponho: vamos aos livros!
Descobri há pouco tempo Buzzati. Este escritor e jornalista italiano, que nasceu em 1906 e morreu em 1972, impressionou-me pela beleza da escrita, imagens, temas, dimensão humana. Próximo de Kafka, também de Camus e de Sartre, consegue, num ambiente fantástico e intenso, passar-nos a interrogação que segura o sentido que damos à vida. Da outra margem, a morte, como acontecimento esperado, certo, e que está por desvendar.
Sacrilégio é um conto, cheio de sombras e luz, que relata a história de um criança que, temporariamente, encontra a morte e descortina o que está na outra margem. São dilemas morais e cumplicidades humanas que levam a criança até ao encontro da morte. Desejada? Como se fosse um castigo? Qual a importância?
O passeio dela será o nosso. Será por aí que vos quero levar, a conversarmos.
É esse o convite.
Uma palestra a não perder no próximo sábado, dia 21 de Abril, pelas 17 horas, no Centro Cultural Dr. Marques Crespo, em Estremoz.

Sem comentários: