window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

domingo, março 18, 2007

Dia Mundial da Árvore

Intercâmbio Escola Secundária/3 da
Rainha Santa Isabel, de Estremoz - Escola Secundária c/ 3º C. E. B. de Coruche

21 de Março de 2007
Dia Mundial da Árvore

Programa
10h 00min: Apresentação do vídeo de Paulo Correia e António Gil Malta, com a colaboração de Maria Antónia Aldeagas, intitulado "Serra d'Ossa: A serra mística do Alentejo Central", seguida do visionamento do CD-R "Serra d'Ossa", sobre os circuitos de natureza, com texto de António Gil Malta e Marco Mirinha.

12h 00min: Observação da planta insectívora Orvalho-do-Sol (Drosophyllum lusitanicum [L.] Link), no início da vertente norte da Serra d'Ossa, junto ao Monte da Fazenda – Canal, espécie pouco frequente no nosso país e que tem, ainda, nesta serra transtagana uma das zonas de maior implantação nacional.

12h 30min: Visita ao Pinhal da Biodiversidade, à entrada do circuito pedestre "O Trilho dos Monges", com especial atenção para a observação da rosa-albardeira (Paeonia broteroi Boiss. & Reuter), planta rara e formosa, outro ex-libris da serra.

13h 00min: Plantação de carvalhos (Quercus faginea Lam.) e sobreiros (Quercus suber L.) na zona afectada pelo grande incêndio do passado mês de Agosto, gesto simbólico para uma correcta reflorestação da serra.
13h 30min: Almoço no Alto de S. Gens (653m), o seu cume mais elevado.

15h 00min: Visita à Anta da Candeeira, na proximidade da Aldeia da Serra, no sopé do flanco sul, monumento nacional único no país devido à sua "janelinha" circular.

15h 30min: Visita ao Hotel Convento de S. Paulo (Ordem dos Monges de Jesus Cristo da Pobre Vida, que seguia a regra de S. Paulo Eremita), com relevo para os azulejos classificados de entre um conjunto de 50 000, as fontes florentinas e o Páteo das Quatro Estações, espaço de oração e de estudo dos monges.

17h 00min: Encerramento, com passagem pelo Centro Histórico de Estremoz.

Sem comentários: